Publicidade

Não para de soluçar? Existem maneiras que podem aliviar aquele tão incômodo barulhinho “hic”; confira as dicas

Condição desconfortável é resultado de uma contração involuntária do diafragma

Opções para aliviar essa desconfortável situação – Freepik/wayhomestudio

Não há nada mais irritante do que ser acometido repentinamente por aqueles soluços que parecem intermináveis. Aliás, você sabe por que eles ocorrem? Eles são fonte de uma contração involuntária do diafragma – que divide o tórax e o abdômen. “Este músculo tem a função de ajudar na inspiração, para a gente usar os músculos junto com os músculos intercostais para estar respirando”, explica o médico Dr. Lucas Fustinoni, em vídeo no seu canal. 

Publicidade

Alguns estudos são feitos para evitar esse incômodo, como o publicado na revista JAMA Network Open em junho deste ano, que mostrou a eficácia de um canudo – chamado de Hicc Away – contra os soluços. Em 249 pessoas, o produto aliviou 92% dos casos.

+++ Crises de soluços permanentes podem indicar distúrbio em algum órgão e exigem investigação médica 

+++ Sofre com muita flatulência? Estratégia ‘low fodmap’ pode ajudar a normalizar seu intestino, explica nutricionista

Mas outras maneiras mais caseiras também podem ser uma alternativa. Lembrando que, se o soluço durar por mais de 24 horas, é importante procurar um médico, porque pode ser que essa condição esteja atrelada a algo mais grave. 

Publicidade

MANEIRAS DE ALIVIAR O SOLUÇO

De acordo com Fustinoni, coisas simples podem ajudar a parar o soluço:

  • Beber água quente e água gelada;
  • Consumir gelo moído;
  • Prender a respiração por uns segundos, desde que o seu soluço não seja grave a ponto de até mesmo impedir a respiração.

E a pergunta que não quer calar é: o susto realmente funciona contra o soluço? De acordo com médico, sim! Ele explica que “quando a gente toma um susto, a gente libera um hormônio chamado adrenalina, que vai ajudar na regulamentação desse nervo vago que está com problema”.

Publicidade

Confira mais no vídeo abaixo:

Publicidade