Publicidade

Monkeypox: Casos no Brasil saltam de 80 para mais de 200

Cerca de 10 estados brasileiros já apresentam registros de monkeypox; O primeiro caso da doença foi registrado há pouco mais de um mês

Brasil tem mais de 200 casos de monkeypox
Brasil tem mais de 200 casos de monkeypox – Pexels/Edward Jenner

O ex-participante de No Limite, Matheus Pires, está internado após ser diagnosticado com o vírus monkeypox. Casos como o de Matheus, que está se recuperando, demonstraram um crescimento significativo sobre a doença que preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS), justamente pelo seu rápido avanço ao redor do mundo. No Brasil, esse cenário não está sendo diferente.

Publicidade

Por aqui, o primeiro caso da doença foi oficialmente registrado no dia 9 de junho, em São Paulo. Desde então, o número de estados brasileiros com diagnósticos de monkeypox vem aumentando: nesta quarta-feira, 13, a Bahia confirmou o primeiro caso desse tipo de varíola. O paciente de Salvador chegou a ser hospitalizado com sintomas como febre e erupções cutâneas, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, mas já está isolado em sua residência.

BRASIL JÁ TEM MAIS 200 CASOS DE MONKEYPOX

Conforme dados do Ministério da Saúde, no dia 04 de julho o país tinha 80 diagnósticos de monkeypox. Nesta segunda-feira, 11, os casos saltaram para 228. Ou seja, a taxa mais do que dobrou e apresenta um crescimento de 185%. Ainda, mais de 100 quadros estão sendo investigados.

Incluindo a Bahia, outros estados que já registraram a presença do vírus são: São Paulo; Rio de Janeiro; Minas Gerais; Paraná; Rio Grande do Sul; Ceará; Rio Grande do Norte; Goiás, Distrito Federal e Pernambuco. A OMS já convocou uma reunião para decidir se a monkeypox vai se configurar como emergência de saúde pública internacional – mesma classificação da covid-19.

Publicidade