Ícone do site

Mito ou verdade: frio aumenta o risco de infarto? Cardiologista responde

Published 23/05/2022
Mito ou verdade: frio aumenta o risco de infarto? Cardiologista responde

Mito ou verdade: frio aumenta o risco de infarto? Cardiologista responde - Freepik

A última semana foi marcada pelo frio em boa parte do país, sobretudo nas regiões sul e sudeste. São Paulo, por exemplo, foi uma das cidades brasileiras que mais teve registros de baixas temperaturas nos últimos dias.

Existe uma discussão que está sempre em alta em períodos como esse: é verdade ou mito que o frio aumento o risco de infarto?

Mito ou verdade: frio aumenta o risco de infarto?

O cardiologista Dr. Roberto Yano confirmou que sim. De fato, alguns fatores que ocorrem no frio podem elevar o risco de doenças cardiovasculares. Uma das causas, segundo o médico, é que as pessoas ingerem menos líquidos em épocas mais frias.

“Quando o frio chega, as pessoas ficam mais desidratadas. Isso deixa o sangue mais viscoso, mais grosso, o que pode atrapalhar o fluxo de oxigênio e nutrientes levados ao coração”, alertou o especialista.

Outro ponto é que as artérias do nosso corpo fazem o que chamamos de vasoespasmo, ou seja, diminuem o seu calibre durante o frio. Então, se uma artéria do coração já é doente e acaba fazendo vasoespasmo, segundo o doutor, ocorre aumento do risco de infarto.

Para ler a matéria completa, CLIQUE AQUI e acesse ao site da revista BONS FLUIDOS, parceira da VIVA SAÚDE.

Sair da versão mobile