Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que um simples medicamento para o coração pode ser útil, e muito, no controle de pacientes com alcoolismo. Como uma espécie de tratamento, a espironolactona consegue reduzir o consumo daqueles com vício em álcool.
Realizado primeiramente em camundongos, eles perceberam que o remédio consegue bloquear os mineralocorticoides, receptores cerebrais que controlam o consumo dos alcoólicos. Logo, eles buscaram evoluir os estudos para humanos.
Medicamento para coração pode auxiliar no controle do alcoolismo
A pesquisa, então, testou o medicamento para aqueles pacientes já com problemas cardíacos. Segundo eles, o consumo de bebidas com álcool foi menor, principalmente entre aqueles que faziam um uso excessivo delas.
Nora Volkow, uma das cientistas, então, explica: “este estudo é um passo empolgante em nosso esforço para expandir os medicamentos para pessoas com transtorno por uso de álcool”.
“Além disso, devemos abordar o estigma e outras barreiras que impedem que muitas pessoas com transtorno por uso de álcool acessem os tratamentos que já temos disponíveis”, finaliza.
Atualmente, os Estados Unidos já têm três medicamentos disponíveis para o controle do alcoolismo.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!