Publicidade

Mastigação e má digestão interferem no acúmulo de gordura e aumento de peso

O segredo para controlar o aumento de peso está na mastigação e no processo de digestão dos alimentos

Mastigação e má digestão interferem no acúmulo de gordura e aumento de peso – FREEPIK/ JCOMP

Já reparou que diversas vezes você come sem perceber o sabor do alimento que está ingerindo? É muito comum isso acontecer, principalmente com as comidas que mais nos agradam. A ansiedade de deglutir o alimento preferido acaba sendo involuntária e compulsiva, e não uma degustação, como deveria ser.

Publicidade

Quem explica este processo e dá dicas para driblar o problema, é o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Rodrigo Barbosa. Ele conta que o processo digestivo pode ter interferência no emagrecimento, e tudo se inicia pela mastigação.

“Apesar de muita gente não dar importância a este movimento tão simples, enquanto mastigamos, estamos estimulando a saciedade e iniciando ali o processo de digestão de carboidratos e proteínas”, explica.

+++ Agora, sim! Dicas infalíveis para adotar hábitos mais saudáveis e positivos

+++ Cannabis medicinal: como o medicamento tem sido usado nos Jogos Olímpicos de Inverno
 

Publicidade

Comer de forma consciente pode evitar o aumento de peso

O especialista no assunto ainda revela que o excesso de calorias dificulta o processo de digestão, naturalmente, e quando a ingestão de alimentos é muito grande, o organismo pode ficar sobrecarregado nesse processo.

“Os alimentos caem na corrente sanguínea e desencadeiam processos metabólicos que levam ao armazenamento de glicogênio e gordura e consequentemente ao ganho de peso”, diz.

Vários erros no processo de digestão podem facilitar esse aumento de peso. Dr. Rodrigo numera: 

Publicidade

1-    A identificação tardia da saciedade;
2-    A ingestão exagerada de gordura;
3-    A desordem metabólica do processo de absorção de glicose. 

Todos esses podem ser os responsáveis pelo acúmulo exagerado de nutrientes, tais como o grande vilão: o açúcar.

Por isso que, comer deve ser um ato bem pensado, feito com calma, na mesa, sem interferência do telefone celular, da televisão, entre outros. 

Publicidade

“Não é à toa que comer sentado à mesa em família ou entre amigos é um ato social que dever ser seguido, já que em companhia as pessoas tendem a comer mais devagar, conversar e assim ter mais tempo para sentir a saciedade antes que a ingestão seja exagerada”, finaliza.