Dissociar o consumo de carboidratos ao ganho de peso é algo realmente muito difícil, tanto que grande parte das dietas aboliram de vez o nutriente, não é mesmo?
Mas para acabar de vez com o mito, a Maca Peruana, uma raiz que chega a ter aproximadamente 59% de carboidrato, diminui o apetite e aumenta a libido!
Em sua composição também encontramos cálcio, fósforo, zinco, magnésio, ferros e vitaminas de complexo B, vitaminas C e E, e um grande número de glicosídeos e esteróides. Segundo a clínica geral e especialista em ortomolecular, Dra. Márcia Umbelino, a iguaria possui propriedades que combatem o estresse e a fadiga.
+++ VEJA TAMBÉM: Atividades extracurriculares tornam jovens mais felizes, aponta estudo canadense
+++ VEJA TAMBÉM: Quanto mais tempo você passa com sua mãe, mais tempo de vida ela terá, diz estudo americano
“A Maca produz alcalóides que agem sob os eixos hipotálamo, hipófise e adrenal produzindo o aumento da energia e vitalidade. Esses alcalóides também ativam a calcitonina que é um hormônio que regula o cálcio e magnésio”, explicou a especialista. A Dra. ressaltou ainda os efeitos regulatórios da Maca nos órgãos de secreção interna, incluindo pâncreas e a glândula pituitária. Além desses benefícios, a iguaria também é responsável por oferecer um efeito estimulante na libido e eleva significativamente os níveis de testosterona.
Ela pode ser consumida tanto como farinha ou em cápsulas. Na primeira opção, pode misturá-la em água, shakes, sucos ou até mesmo saladas de frutas. Já em cápsulas, elas devem ser consumidas quatro vezes ao dia antes das refeições – duas antes do almoço e duas antes do jantar. Mas é importante procurar um profissional antes de iniciar o consumo, pois existem algumas contraindicações. Portadores de doenças crônicas, hepáticas, renais e alergias, por exemplo.
Uso da Maca Peruana atuando no sistema hormonal feminino
Um dos principais efeitos da maca peruana é o de equilíbrio hormonal, já que ele tem efeito de reposição dos hormônios. Nas mulheres, ajuda a equilibrar os níveis de estrogênio e progesterona que são fundamentais para que a mulher consiga engravidar, além de poder atuar em diversos outros funcionamentos do corpo, como a menopausa, uma período onde os hormônios femininos se encontram desregulados.
Confira outros benefícios:
– Emagrecimento;
– Benéfico para o coração;
– Aumento da fertilidade;
– Aumento do desejo sexual;
– Regula a tireóide;
– Diminui o cansaço;
– Aumenta a massa muscular;
– Restabelece a imunização;
– Previne contra a diabetes;
– Cuida da pele;
– Trata e previne a anemia;
– Previne a osteoporose;
– Atua na menopausa.