Publicidade
Entenda o que é a língua geográfica – Freepik/asierromero

O vídeo no TikTok de uma jovem de 22 anos viralizou na internet, chegando a mais de 8 milhões de visualizações. O motivo? Roberta Santos, do Espírito Santo, mostrou uma condição que gerou muitos comentários preconceituosos: a língua geográfica. Como forma de fazer com que as pessoas sejam mais conscientes, a frase do seu perfil na plataforma é justamente “Pesquise ‘língua geográfica’ antes de falar que eu não escovo minha língua”.

Publicidade
@eirobertasantos

Responder @taliperes2 tem que rir com um comentário desse kkkkk minha língua hoje pra vocês verem! Ta muito diferente dos outros vídeos!

♬ i am fckin crazy – tan

E para que todos entendam o que é a condição, a otorrinolaringologista Dra. Maura Neves explica que se trata de lesões delimitadas na língua. Sem uma causa estabelecida, a médica diz que a língua geográfica também é chamada de glossite migratória benigna e que, em grande parte dos casos, é assintomática. 

Publicidade

Após a publicação do vídeo, a sua mensagem parece ter funcionado: no dia 14 de novembro o Google registrou um pico histórico pela busca do termo “língua geográfica” no Brasil. Segundo a médica, a glossite migratória benigna atinge cerca de 1 a 4% da população, e as lesões podem “migrar”, pois elas “surgem e desaparecem em diversas regiões da língua”

LÍNGUA GEOGRÁFICA: QUAIS SÃO OS CUIDADOS? 

Em casos assintomáticos, a Dra. Maura fala que não é preciso um cuidado específico. Ou seja, basta seguir toda a higienização bucal recomendada para todos. Mas, se houver sensibilidade na região, a médica chama a atenção para a alimentação. “Algumas pessoas podem ter dor ou sensação de queimação quando em contato com alimentos quentes e apimentados”

Nesses casos, a otorrinolaringologista sugere que esses alimentos sejam evitados. “Há medicamentos que podem ser utilizados nos momentos de sensibilidade na boca”, diz a médica. Por isso, se uma pessoa possuir essa característica e sentir esses incômodos, é importante procurar um médico para que o caso seja adequadamente avaliado.
 

Publicidade