Ícone do site

Laserterapia: para o que ela serve? Médico fala sobre os benefícios da prática

Published 18/04/2023
Laserterapia: para o que ela serve? Médico fala sobre os benefícios da prática

Laserterapia: para o que ela serve? Médico fala sobre os benefícios da prática - Foto: Freepik

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com a queda de cabelo. Além disso, 80% dos homens sofrem de calvície após os 80 anos, e 30% das mulheres com mais de 50 anos terão algum problema relacionado à alopecia.

As causas podem ser diversas: predisposição genética, hábitos alimentares, estresse, doenças e síndromes. Atualmente, existem diversos procedimentos que auxiliam em tratamentos para a queda de cabelo.

Um destes procedimentos é a laserterapia capilar, um método de tratamento que utiliza um aparelho que emite uma radiação luminosa diretamente no couro cabeludo. O tricologista Giovany Bettega explica que o procedimento possui um efeito conhecido como fotobioestimulação, que acelera algumas células e auxilia o folículo a se fortalecer no couro cabeludo.

Entenda o que é a laserterapia

“A laserterapia vai funcionar através de uma luz, chamada luz vermelha. Ela vai penetrar diretamente no couro cabeludo com esses comprimentos de onda e vai aumentar a quantidade de energia e nutrientes no couro cabeludo, melhorando o folículo piloso, que é onde nasce o cabelo. Isso fortalece os cabelos, além de deixá-los mais saudáveis e bonitos”, diz Dr. Giovany.

O público-alvo da laserterapia são pessoas que sofrem com a queda de cabelo, que possuem cabelos enfraquecidos, fios muito finos ou até mesmo pessoas que realizaram o transplante capilar. “É um procedimento que, junto com outros procedimentos, faz parte da terapia capilar”, refere o tricologista.

Dentre os benefícios do método, estão o aumento do fluxo sanguíneo na região do couro cabelo, bloqueio na progressão da perda de cabelo, estímulo e aceleração do processo de crescimento dos fios e aumento da velocidade de reparação nos casos de pós-transplante dos fios.

“Para pacientes que realizam o tratamento devido a queda de cabelo, o resultado já pode ser observado a partir da segunda sessão da laserterapia”, afirma Bettega.

Em relação às contraindicações da laserterapia capilar, encontram-se pessoas que tiveram algum tipo de câncer de pele, que possuem alguma sensibilidade à luz ou que estejam grávidas. O indicado é sempre procurar um médico tricologista ou dermatologista para desvendar o caso e descobrir qual o melhor tratamento a seguir.

Sair da versão mobile