O estado indiano mais afetado pela covid-19, que inclui a megalópole de Mumbai, adotou novas restrições nesta segunda-feira, dia 5, enquanto o país registrou pela primeira vez mais de cem mil novos casos em 24 horas.
Com os números, o total de contaminados desde o início da pandemia é de quase treze milhões no país, com um balanço de cento e sessenta e cinco mil mortes.
No estado de Maharashtra, o mais atingido pela doença, quase sessenta mil novos casos foram registrados nas últimas 24 horas, em uma população de cento e dez milhões de habitantes (a Índia tem mais de 1,3 bilhão).
+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”
Restrições
E, as autoridades locais decidiram no domingo antecipar o toque de recolher em uma hora, das 20h00 para as 19h00, aplicar um confinamento no fim de semana e fechar bares, restaurantes, cinemas, piscinas, locais de culto e locais públicos. Além disso, reuniões com mais de quatro pessoas estão proibidas.
Ainda, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi tenta evitar um confinamento nacional, como o de março de 2020, que teve consequências catastróficas para os mais pobres.