Está comprovado cientificamente: os quadrinhos, tão amados por pessoas de todas as idades, são eficazes para o processo de aprendizagem das crianças.
O artigo “Histórias em Quadrinhos, Instrumentos Viáveis no Processo Ensino-Aprendizagem”, publicado na revista científica Cognitionis, traçou a origem dos quadrinhos no Brasil e sua importância como instrumento pedagógico.
A pesquisadora Brenda Sena de Jesus, autora do artigo, abordou os benefícios que os HQ’s podem trazer para a ascensão do aluno no desenvolvimento cognitivo. “É uma ferramenta que proporciona de forma simples, acessível e diferenciada, o processo de letramento e interpretação, que além de auxiliar na minimização dos problemas com grafia, na dificuldade de comunicação e de expressão oral, também pode despertar talentos artísticos e de atuação teatral”, explica Brenda.
O estudo foi feito pela LOGOS University International, UniLogos.
+++ Pesquisadora fala sobre os desafios que crianças com TDAH enfrentam no sistema escolar
Segundo a pesquisadora, a globalização promoveu um ambiente com muitos recursos tecnológicos, tornando a leitura tradicional pouco interessante para as crianças. “Os quadrinhos incentivam a leitura. Precisamos refletir sobre os possíveis usos das HQ’s em sala de aula”, enfatiza.
Em seu artigo, Brenda ressalta como as histórias são ricas para a área pedagógica, que também estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo na criança.