O verão está batendo na porta e muitas regiões do país já estão atingindo altas temperaturas!
Às vezes o calor é tanto que suamos dentro de casa, e quando saímos na rua estamos sempre de olho para encontrar uma possível “sombrinha”, não é mesmo?
Nessa época do ano, os cuidados com o corpo e a pele precisam ser redobrados, especialmente para os idosos, que normalmente têm a saúde mais frágil e tendem a sofrer com desidratação e hipertermia, – aumento da temperatura corporal devido ao calor, podendo gerar uma rápida desestabilização do quadro geral de saúde.
+++ VEJA TAMBÉM: Outubro Rosa: conheça alguns sinais que merecem atenção além do caroço
+++ VEJA TAMBÉM: Fique atento: Laxantes tornam o intestino ainda mais preguiçoso? Especialista responde!
BEBER ÁGUA
Devido ao próprio metabolismo, os idosos tendem a sentir menos sede, mas isso não significa que eles devam beber pouca água. Pelo contrário, beber bastante água é a principal dica para amenizar a sensação térmica e manter o bom funcionamento de todos os órgãos.
Também, os idosos costumam apresentar mais dificuldade em manter o controle da temperatura corporal, sentindo mais frio e se agasalhando mais, mesmo em altas temperaturas, o que acaba contribuindo para que suem mais e eliminem água e sais minerais, abrindo caminho para a desidratação.
Por isso, é importante ficar atento a qualquer sintoma para evitar a evolução de quadros mais graves. Dor de cabeça, boca seca e amarga, olhos lacrimejantes podem ser indicativos de problema.
Já em níveis críticos, a desidratação pode levar ao comprometimento das funções renais, gerando desequilíbrio de eletrólitos, como sódio e potássio, e diminuição de nível de consciência.
CUIDADOS
Além disso, com a previsão de dias ainda mais quentes se aproximando, os cuidados com esse grupo de pessoas precisam se intensificar. Veja algumas dicas:
- Siga uma dieta leve e balanceada, evitando alimentos pesados que dificultem a digestão;
- Use roupas adequadas para altas temperaturas;
- Mantenha ambientes arejados para prevenir a hipertermia;
- Use protetor solar e evite exposição ao sol por tempo prolongado;
- Tenha cautela nas atividades físicas, avaliando sempre os limites do corpo e priorizando os horários em que a temperatura esteja mais amena.