Quem nunca sentiu uma sensibilidade nos dentes após tomar um sorvete ou beber algo gelado que atire a primeira pedra.
Esse incomodo nos dentes, apesar de comum, varia de pessoa para pessoa. Uns sentem mais, outros menos. De uma maneira geral, a sensibilidade nos dentes ocorre a partir da exposição do que chamamos de dentina, ou seja, da membrana com poros que recobre o nervo dental.
A dentina é desgastada, por exemplo, pelo excesso de escovação com força ou através do bruxismo, processo de apertar os dentes ou serrar em excesso a mandíbula, pela idade, ou até mesmo pelo surgimento de cáries.
Pensando nisso, separamos para vocês três maneiras de evitar a sensibilidade nos dentes no dia a dia. Vale lembrar que a avaliação de um dentista é a melhor e mais eficaz maneira e tratar e acabar com o problema, mas tomar os devidos cuidados em casa também é essencial.
ESCOVAÇÃO SUAVE
Muitos tem a impressão de que, quanto mais ‘forte’ escovar os dentes, mais limpos eles ficarão. Porém, tem uma grande diferença entre limpar e desgastar os dentes. Por isso, invista em escovas de cerdas macias, com as pontas mais finas. Isso também evitará o que chamamos de retração gengival.
FREQUÊNCIA DA ESCOVAÇÃO
Como dito anteriormente, escovar os dentes demasiadamente (e com muita força), pode acabar retirando o esmalte dos dentes. Uma sugestão é escovar três vezes ao dia, durante dois minutos cada (30 segundos de escovação em cada secção da boca – superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda).
PRODUTOS À BASE DE FLÚOR
O flúor pode ser um aliado quando o assunto é sensibilidade dental. Por ajudar no fortalecimento do esmalte dos dentes, o indicado é que você invista em pastas que tenham um considerável teor do mineral.