Um estudo publicado recentemente na revista científica Influenza and Other Respiratory Virus apontou dois sintomas que estão associados a maior chance de morte por covid-19.
Segundo constatação dos pesquisadores, a baixa saturação de oxigênio no sangue e a frequência respiratória acima do normal estão presentes com mais frequência em pacientes que não resistem à infecção causada pelo novo coronavírus.
De acordo com a cardiologista Nona Sotoodehnia, co-autora principal do estudo, “a maioria dos pacientes com Covid-19 não tem falta de ar. Contudo, podem ter uma saturação de oxigênio bastante baixa e ser assintomáticos”.
Como foi feito o estudo
O estudo contou com a participação de 1.095 pacientes internados com covid-19 entre 1 de março e 8 de junho de 2020 na UW Medicine em Seattle ou no Rush University Medical Center em Chicago, nos Estados Unidos.
Após avaliar o desenvolvimento da doença nestes pacientes, os pesquisadores descobriram que a baixa saturação e frequência respiratória acelerada podem prever o aumento do risco da mortalidade, especialmente em pacientes com comorbidades.