Publicidade

Estado de “flow”: como evitar esgotamento emocional e atingir nível de consciência plena?

Em tempos de exaustão mental, alternativa surge para auxiliar dirigir esforços à apenas uma coisa por vez

Em tempos de exaustão mental, alternativa surge para auxiliar dirigir esforços à apenas uma coisa por vez
Em tempos de exaustão mental, alternativa surge para auxiliar dirigir esforços à apenas uma coisa por vez – Pexels/Nataliya Vaitkevich

Atualmente, cerca de 81% dos trabalhadores estão se sentindo esgotados emocionalmente no trabalho, segundo levantamento da Pulses. Muito desse esgotamento surge com o home office em que, trabalhando em casa, as pessoas acabam realizando mais tarefas que o esperado e ainda assim tem uma sensação de baixo rendimento. Por isso,  técnicas que ajudam atingir um nível de consciência plena surgem como alternativas; uma dessas é o estado de “flow”.

Publicidade

O  flow é um estado de consciência e concentração profunda. Assim, o tempo parece voar e o desempenho se torna significante. “Eu costumo dizer que há duas vidas: uma vida psicológica e uma vida real. A psicológica é aquela  que se passa dentro da mente das pessoas, onde ou a pessoa vive no futuro, imaginando, ou no passado, relembrando. É aquela vida que você resiste à realidade. E o que é uma vida real? É exatamente o oposto disso. É aquela vida baseada no presente, pois é o único espaço-tempo em que existe condições de agirmos”, explica Fernando Gabas, fundador do Academia Soul.

Esse estado de meditação e mindfulness para atenção e concentração plena ajuda aumentar a performance em todos os campos da vida de maneira saudável. “Quando você passa a ativar e desenvolver outras áreas da sua mente, você muda a sua percepção sobre a vida. Nesse flow totalmente integrado, sem resistências, a performance das pessoas vai para cima. Você vê muito isso com atletas de elite, por exemplo”, continua a explicar Fernando.

Como utilizar estado de “flow” no trabalho?

A ideia, então, é transparecer essa ideia para o ambiente de trabalho, seja em casa ou na empresa. “Se concentrar em uma coisa por vez se torna mais difícil, principalmente quando empresas incentivam pessoas multitarefas. Assim, uma vez que as pessoas tenham consciência de que a atenção plena em uma tarefa aumenta não só a produtividade, mas também a qualidade destas, será muito mais vantajoso para empresas, líderes e gestores investirem em técnicas de capacitação para estas condições, como meditações, atividades interativas, mindfulness, entre outros”, revelou, por fim.

Publicidade