Publicidade

Endocrinologista faz alerta para os riscos de seguir dietas milagrosas no final do ano

Especialista Dr. Aldo Grisi esclarece que essas dietas podem causar danos a curto e longo prazo para a saúde

Endocrinologista faz alerta para os riscos de seguir dietas milagrosas no final do ano – Pixabay

Final de ano chegando e com ele o desespero de quem adiou os planos de uma vida fitness e saudável. Essa é a época que as academias mais lotam e, aliado a isso, a busca por dietas milagrosas.

Publicidade

Atento a esse comportamento, o médico endocrinologista Aldo Grisi faz alerta para os riscos que essas escolhas podem trazer para a saúde e ressalta que acreditar em dietas milagrosas é pura perda de tempo.

+++ Panqueca feita à base de lentilha vermelha é opção prática e saudável para sua refeição; confira receita

“As pessoas precisam aceitar que para um processo de emagrecimento saudável é necessário o acompanhamento de um especialista e leva tempo. Não é da noite para o dia e os remédios queridinhos da maioria tem a única função de provocar o famoso ‘efeito sanfona’”, diz Grisi.

Se não bastasse isso, Aldo comenta ainda que as dietas restritivas, sem instrução de profissionais, podem causar danos graves à saúde.

Publicidade

“Entre as consequências, podemos citar a falta de nutrientes que pode causar anemias,  diminuição dos níveis de potássio, crucial para a função cardíaca e para a construção de músculos, aumento do colesterol, o que pode provocar doenças cardiovasculares e cálculo biliar, pele seca,  unhas e cabelos fracos, entre outros”, ressalta.

+++ Infarto de osso: cirurgião David Gusmão explica o que é o infarto no fêmur, uma condição gravíssima

Querer emagrecer não é problema, mas o processo precisa ser feito com cuidado e respeito ao seu corpo.

Publicidade