Ícone do site

Empresa de biotecnologia de Elon Musk é acusada de maltratar macacos; Conforme denúncia, 15 de 23 animais morreram

Published 15/02/2022

Empresa de Elon Musk é acusada de maltratar animal - Pexels/DSD

Elon Musk é conhecido por ser o CEO da Tesla e o homem mais rico do mundo, de acordo com a Forbes. Mas, também, o empreendedor possui uma empresa de biotecnologia, a Neuralink, que está em busca do desenvolvimento de implantes cerebrais. No entanto, em meio a esse procedimento, animais como macacos foram utilizados para experimentos e, conforme o Comitê de Médicos para Medicina Responsável (PCRM), a organização tem indícios de maus-tratos contra esses animais

De acordo com o PCRM, há documentos que comprovam que os animais foram submetidos a um grande sofrimento entre 2017 e 2020. Os laboratórios de experimentos para a criação de chips cerebrais da Neuralink estão localizados na Universidade da Califórnia em Davis (UC Davis), onde relatos apontam que apenas 15 macacos de 23 sobreviveram durante o procedimento da empresa de Musk

+++ Obesidade em cães: veja quais são os riscos e confira dicas para cuidar de seu pet

Sacrifícios e mortes decorrentes de cansaço extremo, trauma, ferimentos e infecções sem tratamentos após cirurgias estão entre as causas de óbitos desses animais. Conforme o Comitê, os indícios configuram um cenário de “tratamento animal inadequado e experimentos altamente invasivos”

“Praticamente todos os macacos que tiveram implantes na cabeça sofreram efeitos bastante debilitantes em sua saúde. Eles estavam, francamente, mutilando e matando os animais”, disse o diretor do Comitê voltado para os direitos dos animais, Jeremy Beckham. Ainda, a diretora do programa de pesquisa médica do PCRM, Ann Lam, ressaltou que é possível realizar estudos avançados e de relevância para os humanos sem o sofrimento animal. 

+++ Fernanda Gentil faz declaração emocionante após descoberta de tumor em sua cachorrinha de estimação. ”O pesadelo virou desespero”

+++ Hipopótamos de zoológico da Bélgica são diagnosticados com Covid-19

APÓS INDÍCIOS DE MAUS-TRATOS COM MACACOS, EMPRESA DE ELON MUSK NEGA ACUSAÇÕES

O Comitê de Médicos para Medicina Responsável fez a denúncia contra a Neuralink e a Universidade da Califórnia em Davis. Após acusações, a empresa de Elon Musk negou ter maltratado os animais. “Na Neuralink, estamos absolutamente comprometidos em trabalhar com animais da maneira mais humana e ética possível”. Ainda, a corporação de Musk disse que oito animais foram sacrificados, mas por recomendações veterinárias. 

Sair da versão mobile