Publicidade

Dormir mal pode aumentar as chances de uma pessoa ter pressão alta

Dormir mal também aumenta os riscos de AVC; No Brasil, 73 milhões de pessoas sofrem todas as noites com insônia

Dormir mal pode causar pressão alta
Dormir mal pode causar pressão alta – Unsplash/cottonbro

Muito se fala sobre como dormir mal é prejudicial para a saúde em diversos sentidos. Mas, parece que ter um sono saudável para o bom funcionamento do organismo está cada vez mais difícil: são pelo menos 73 milhões de brasileiros que sofrem todas as noites com insônia, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS). Esse é um fator tão grave que ter um sono de qualidade chegou a entrar na lista Life’s Simple 8, da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), como uma nova métrica que influencia na saúde cardiovascular.

Publicidade

Tabagismo, alimentação, atividade física, nível de colesterol, taxa de glicose no sangue, índice de massa corpórea (IMC) e pressão arterial eram os pontos que já estavam inclusos na lista de fatores que afetam o coração. Após analisarem como o cérebro está intimamente ligado ao coração, os pesquisadores incluíram o sono de qualidade.

DORMIR MAL PODE CAUSAR PRESSÃO ALTA

Conforme estudos analisados, dormir mal aumenta as chances de uma pessoa sofrer com pressão alta, além do risco de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). A AHA indica a necessidade de uma pessoa adulta dormir entre 7 a 9 horas.

Em comunicado, o cardiologista e presidente da AHA, Donald. M. Lloyd-Jones, ressalta como a inclusão do sono de qualidade na lista foi baseada em estudos científicos sobre os problemas que dormir mal pode causar. “As pessoas que têm padrões de sono mais saudáveis ​​gerenciam fatores de saúde como peso, pressão arterial ou risco de diabetes tipo 2 de forma mais eficaz”, destacou.

Publicidade