É quase que automático. Sempre quando alguém se queima, fatalmente uma pessoa surge e fala para passar pasta de dente na área queimada.
Segundo as lendas e ditados (se é que pode chamar assim), a pasta traria uma refrescância na área afetada.
+++LEIA MAIS: China começa a utilizar teste retal para identificar presença do coronavírus
Porém, esse tipo de “tratamento” não é nem um pouco eficaz, pelo contrário, pode afetar ainda mais o quadro!
Ok, em um primeiro momento pode asté refrescar a área, por conta do mentol e do flúor, que estão presentes na maioria absoluta das pastas, mas o fato é que, ao queimar, a sua pele perde suas camadas externas e fica mais exposta a infecções.
Assim sendo, qualquer tratamento caseiro, como manteiga, ovo ou as pastas de dentes podem agravar o sintomas. Até porque, se ao acaso você passar a pasta de dentes na área e for a algum hospital, o único jeito de tirar o produto é esfregando, o que, além de irritar mais a área, é doloroso.
ENTÃO O QUE FAÇO?
O recomendado é passar água corrente, seja de uma torneira, mangueira ou chiveiro, de preferência gelada ou morna, para que a temperatura da região se abaixe.
Outro tratamento pode ser a aplicação de gelo, com o mesmo fim. Mas atenção, não se pode colocar em contato direto com pele, porque a baixa temperatura do gelo diretamente na queimadura pode queimar mais (sim, é isso mesmo que você leu) e agravar a situação.