O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, 12, que a pandemia está longe de acabar, no entanto, destacou que poderemos controlá-la em alguns meses se a vacinação for efetiva nos países onde a covid-19 continua provocando mais mortes.
Ele apontou que o acesso à vacinação deve ser igualitário e garantido pelos governos e que a população precisa respeitar as regras de medidas de prevenção para chegar mais perto do que desejamos: o fim da pandemia: “Nós também queremos ver sociedades e economias reabrindo, e viagens e comércio recomeçando. Mas, neste momento, unidades de tratamento intensivo de muitos países estão sobrecarregadas e pessoas estão morrendo – e isto é totalmente evitável”.
+ VEJA TAMBÉM: Brasil, México e Filipinas devem receber vacinas da Pfizer pelo Covax no 2º trimestre
“Esta pandemia está longe de acabar, mas temos vários motivos para ser otimista”, disse.
Embora tenha dito que o fim da pandemia ainda está longe de chegar ao fim, Tedros destacou fatos que podem elevar o otimismo em relação à pandemia: “A queda no número de casos e mortes nos primeiros dois meses do ano nos Estados Unidos mostra que o vírus e suas variantes podem ser parados”.