Publicidade

Diabetes causa fraqueza muscular e redução do apetite sexual

Diabetes provoca desregulação nos níveis de glicose e também redução da circulação sanguínea

Cardiologista explica consequências da diabetes – Pexels/Nataliya Vaitkevich

O Brasil é o 5º país com mais incidência de diabetes no mundo segundo o Ministério da Saúde, totalizando 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A doença exige acompanhamento médico e geralmente terapia medicamentosa, com o objetivo de controlar os níveis de glicemia e reduzir os sintomas, dentre eles, a fraqueza, sede e fome excessivas, perda de peso e alterações visuais. O cardiologista Dr. Roberto Yano explica como a diabetes provoca fraqueza e reduz o apetite sexual.

Publicidade

DIABETES E FADIGA

Quanto mais descompensado o quadro do paciente, mais evidentes tornam-se os sintomas e os males provocados pela doença. O diabetes dificulta a utilização de açúcar (glicose) pelas células. A quantidade de glicose no sangue aumenta, mas a concentração dentro das células fica reduzida, provocando fadiga, cansaço, entre outros sintomas. Os pacientes também relatam sede anormal e boca seca.

+++ Médica brasileira está entre os cientistas mais influentes do mundo

+++ Vaticano x covid-19: médico brasileiro é homenageado em vídeo de papa Francisco

DIABETES E REDUÇÃO DO APETITE SEXUAL

Outro sintoma provocado por diabetes é a redução do apetite sexual. Isso ocorre devido ao processo de aterosclerose provocada pela doença, isto é, um estreitamento das artérias que reduz a circulação sanguínea, inclusive das artérias que irrigam nosso órgão sexual. Essa redução da circulação também diminui a sensibilidade, devido a destruição dos pequenos vasos que irrigam os nervos periféricos.

Publicidade

Entretanto, nem toda fraqueza muscular é sinal de diabetes. Outras patologias, como deficiências nutricionais e hipotireoidismo, também ocasionam sintomas como fraqueza. Portanto, é imprescindível realizar acompanhamento médico para diagnosticar e tratar a doença, reduzindo os sintomas e promovendo a melhoria na qualidade de vida dos pacientes.


Sobre Roberto Yano

Dr. Roberto Yano é médico cardiologista e especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e Associação Médica Brasileira (AMB).

Publicidade