Cúrcuma, casca de banana e carvão ativado clareiam os dentes? Confira o que diz estudo da USP
A cúrcuma, casca de banana e carvão ativado são a fonte de um estudo da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
A cúrcuma, casca de banana e carvão ativado são a fonte de um estudo da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
Talvez você já tenha escutado falar por aí que a cúrcuma, casca de banana e carvão ativado são ótimos elementos para clarear os dentes. Mas, não é bem isso o que diz um estudo da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da Universidade de São Paulo (USP). Na verdade, conforme a pesquisa, esses ingredientes podem causar efeitos adversos na saúde dentária.
O estudo considerou a rugosidade e o esmalte dos dentes na realização de uma escovação simulada. Nesta estratégia foram relacionados o tempo de utilização dos ingredientes e o seu resultado final, além da comparação com um clareador indicado por um cirurgião-dentista.
No Jornal da USP, a orientadora do estudo e professora do Departamento de Materiais Dentários e Prótese da Forp, Fernanda de Carvalho Panzeri Pires de Souza, afirma que o amarelamento dos dentes pode ser consequência do uso da casca de banana e da cúrcuma.
Enquanto isso, o carvão ativado pode provocar o desgaste do esmalte, além de aumentar a rugosidade do dente. Outras consequências desse elemento, conforme a destaca a professora, são: enfraquecimento, manchas e retenção de resíduos de alimentos.
+++ Você sabia que a saúde bucal pode ter relação com problemas cardíacos? Saiba como isso ocorre
Ainda, de acordo com a pós-graduanda em Reabilitação Oral, Carla Roberta Oliveira Maciel, a utilização de cúrcuma, casca de banana e carvão ativado nos dentes gera o risco de cárie hipersensibilidade na região.