Cuidar das bactérias da boca pode prevenir até doenças do coração, diz especialista

Microbiota oral abriga cerca de 700 microrganismos, que, quando em desequilíbrio, podem causar de cáries a doenças cardiovasculares. Veja os 7 hábitos essenciais para manter esse ecossistema saudável

Cuidar das bactérias da boca pode prevenir até doenças do coração, diz especialista

Pouca gente sabe, mas a nossa boca é o lar de um verdadeiro ecossistema microscópico: a microbiota oral. Composta por aproximadamente 700 espécies de microrganismos, entre bactérias, fungos, protozoários e vírus, ela desempenha funções vitais, como auxiliar na digestão, proteger dentes e gengivas, e até ajudar o organismo a combater agentes patogênicos. O problema começa quando esse delicado equilíbrio é rompido.

Publicidade

“Quando a microbiota oral entra em desequilíbrio, bactérias nocivas podem se proliferar e provocar doenças como gengivite, cáries e mau hálito. E os efeitos não param por aí: há evidências que relacionam esse desequilíbrio a doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e até Alzheimer”, alerta o cirurgião-dentista Dr. Hugo Lewgoy, doutor pela USP e consultor científico da Curaden Swiss.

Felizmente, manter esse ecossistema em equilíbrio é mais fácil do que parece. A seguir, o especialista lista sete hábitos fundamentais que ajudam a proteger sua saúde bucal – e, de quebra, a saúde geral.

1. Alimente-se bem – e fuja do açúcar em excesso

A base da microbiota oral também vem da dieta. “Alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples alimentam bactérias nocivas”, explica o Dr. Lewgoy. Reduzir esses itens e apostar em uma alimentação equilibrada é o primeiro passo.

2. Diga não ao cigarro e ao álcool

Fumar e consumir bebidas alcoólicas compromete a diversidade bacteriana benéfica da boca. “Fumantes perdem cerca de 35% da biodiversidade bacteriana oral”, destaca o dentista.

Publicidade

3. Capriche na escovação – com a escova certa

Escovar os dentes corretamente é essencial, mas com a ferramenta certa. “Prefira escovas com muitas cerdas e ultramacias, como a CS 5460 Duo Microscope, da Curaprox. Quanto mais cerdas, menor o acúmulo de placa”, explica.

4. Não ignore o espaço entre os dentes

A limpeza interdental é fundamental. “O fio dental não alcança todas as áreas. O ideal é usar escovas interdentais, como a CPS Prime, que se adaptam melhor às irregularidades”, afirma o especialista.

5. Escolha o creme dental com atenção

Muitos produtos contêm Lauril Sulfato de Sódio (LSS), que pode ressecar a mucosa oral e favorecer aftas. “Opte por cremes livres de LSS, como os das linhas Be You e Enzycal, que também reforçam a proteção natural da saliva”, orienta.

Publicidade

6. Higienize a língua diariamente

A saburra lingual, aquela película esbranquiçada na língua, abriga microrganismos nocivos. “Use escovas específicas, como o sistema TUNG, com gel que contém cloreto de zinco. Assim, é possível remover a saburra e neutralizar odores”, sugere.

7. Evite enxaguantes com álcool

Apesar de populares, os enxaguantes com álcool matam tanto bactérias ruins quanto boas. “Prefira fórmulas sem álcool, como a linha PerioPlus, que traz Citrox®, bioflavonoides naturais com ação antimicrobiana e menor efeito colateral”, conclui.

Fonte: CURAPROX
Com base em décadas de pesquisa, os produtos CURAPROX são desenvolvidos em parceria com líderes mundiais da Odontologia. Combinam tecnologia, eficácia e delicadeza, promovendo saúde bucal de forma completa e sem agredir as gengivas. Saiba mais em: www.loja.curaprox.com.br

Publicidade

Leia mais