Publicidade
Maneiras de cuidar dos dentes e prevenir câncer bucal – Freepik/freepik

O Dia Mundial da Saúde Bucal é celebrado no dia 20 de março, e quando se trata de câncer bucal, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a importância do diagnóstico precoce como fator principal para cura da doença, o que representa 95% de chance de cura. Como em estágio inicial o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomatologia, a consulta com o cirurgião-dentista a cada seis meses é ideal para avaliação e prevenção da doença.

Publicidade

“Infelizmente o que eu vejo é que a prevenção é algo muito pouco repercutido ainda. Quando é um paciente infantil, a periodicidade de 6 meses costuma ser bem respeitada, portanto muitos pacientes na fase adulta apenas buscam orientação para alguma perda precoce, contudo, exames de rotinas são fundamentais e podem evitar desde cáries ou até mesmo algo tão nocivo quanto o câncer bucal, diz o cirurgião-dentista Dr. Márcio Ramos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o câncer bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. Neste ano, a estimativa do INCA é de 15.190 novos casos no país, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres. Pacientes que têm diagnóstico precoce com tumores iniciais possuem chances de cura acima de 95%. Quando um paciente apresenta alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%.

+++ Gengivite: Mais de 2,2 milhões de brasileiros sofrem com a condição

+++ Estresse aumenta casos de aftas, fratura nos dentes e problemas na articulação da mandíbula e do crânio

Publicidade

COMO PREVENIR CÂNCER BUCAL?

Segue algumas dicas do Dr. Márcio sobre como a prevenção é de extrema importância.

A regra de ouro

Muitos problemas são evitados com a periodicidade da boa escovação, seguido do uso constante do fio-dental, algo que é fundamental. Junto a este cuidado básico, a alimentação rica em legumes e frutas ajuda muito no cuidado da boca. Gosto de lembrar que o simples, não é simplório.

Publicidade

Fique o mais longe que puder do cigarro

Este hábito é causa de câncer não só na região da boca, mas em diversas outras partes do corpo. Vale ressaltar que algumas alternativas ao cigarro como o tabaco de mascar causam algumas úlceras brancas acinzentadas que levam o nome de leucoplasias e estas podem se tornar cancerosas.

O álcool em excesso também é perigoso

Publicidade

O álcool desempenha uma função de mudar a química do nosso corpo e, com isto, desestabiliza as defesas de todo o nosso corpo contra doenças e o “ponto de entrada” destes componentes é a boca, por isso a região se torna ainda mais fragilizada. O fumo somado ao álcool tem uma função multiplicadora, então, cuidado redobrado.


Sobre a fonte:

Fundador da IRio Odontologia, o Dr. Márcio Ramos é Cirurgião-Dentista e palestrante, formado em 1986 na Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), localizada no Rio de Janeiro, também é especializado em Implantodontia e em Dentística Operatória pela Faculdade de Odontologia de Valença. 

Publicidade