Embora muitos conheçam o mercado de falsificação de objetos e eletrônicos, poucas pessoas se dão conta que alguns alimentos também estão suscetíveis a este mercado.
A falsificação de produtos alimentícios é um ramo lucrativo para empresas que se aproveitam da falta de conhecimento do cliente e muito maléfico para a saúde de consumidores, que compram estes produtos e acabam consumindo químicos nocivos à saúde ao invés dos alimentos verdadeiros.
Estes alimentos costumam se parecer muito com os verdadeiros e enganam facilmente qualquer pessoa. Para proteger-se e evitar comprar alimentos falsificados, é importante verificar a embalagem, desconfiar do preço e, em alguns casos, até ler os ingredientes.
Veja esta lista com 8 alimentos que podem ser facilmente falsificados:
Açafrão
Falso: amido de milho com corante
Muito se fala dos benefícios do açafrão-da-terra para a saúde. Ele é utilizado como tempero e até consumido puro devido seus nutrientes, no entanto, muitos consumidores acabam comprando o açafrão falsificado — que é feito basicamente com amido de milho e corante alimentício.
Ervilhas
Falso: grãos de soja com corante
Ervilhas são excelentes para a nossa saúde, no entanto, o que poucas pessoas sabem é que alguns produtores vendem uma mistura de ervilhas com grãos de soja coloridos e metabissulfito de sódio (agente usado como aditivo, preservativo, antioxidante e antimicrobiano).