Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anunciou ontem, dia 19, que a vacinação contra covid-19 está aberta para todos os cidadãos maiores de dezesseis anos.
Em publicação em suas redes sociais, Biden pediu que todos compareçam a postos de vacinação.
“A partir de hoje, todo americano está apto a receber a vacina contra a Covid-19. Por você, pelos seus vizinhos, pela sua família. Por favor, vá se vacinar”, disse o democrata em sua conta no Twitter.
E, o país, que é o mais atingido pela pandemia tanto em número de infecções (31,7 milhões) como de mortes (567 mil), segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, também é o que mais aplicou doses de vacinas (131,25 milhões), de acordo com o Our World In Data, da Universidade de Oxford.
+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”
O objetivo inicial de Biden quando chegou à Presidência, em janeiro, era aplicar cem milhões de doses do imunizante nos cem primeiros dias de seu governo. Mas, com a meta alcançada com apenas cinquenta e oito dias de governo, o mandatário decidiu dobrar a meta e chegou a afirmar, no dia 6 de abril, que todos os americanos poderiam ser vacinados no dia 19.
“Chega de regras confusas. Chega restrições complicadas”, disse à época em discurso na Casa Branca.
Nos EUA, 50,4% dos maiores de 18 anos já receberam pelo menos uma dose de vacina anticovid e cerca de 32,5% dessa população já estão totalmente imunizados. Na população com mais de 65 anos, essa cifra já chega a 65,9%.