Por vezes, ao pensar em realizar uma série de flexões, bate aquela falta de força e coragem. Mas, já parou para pensar que xingamentos podem ajudar a dar um “empurrãozinho” nas atividades? Para aqueles que soltam palavrões vez ou outra, cientistas britânicos mostraram, em estudo, que xingamentos são capazes de estimular tanto a força quanto a coragem na hora de fazer algumas tarefas.
Publicado no Quarterly Journal of Experimental Psychology, o estudo foi realizado com dois grupos experimentais com média de 25,8 anos: um com 56 voluntários e outro com 118. Com isso, os cientistas buscaram entender os efeitos do ato de xingar na desinibição dos participantes.
+++ Estudo: música tem efeitos positivos na qualidade de vida
+++ Paciente com paralisia completa se comunica por interface computadorizada
ESTUDO: XINGAMENTO PODE REDUZIR PREOCUPAÇÕES
Após verbalizarem palavrões, os voluntários da pesquisa obtiveram forças e ousadia para realizarem uma flexão de cadeira e encherem um balão de borracha sem estourar. Os cientistas observaram um estímulo de coragem e confiança por meio de xingamentos, e que o ato pode reduzir preocupações.
“Xingar parece produzir um estado de ‘cognições quentes’, que nos ajuda a minimizar os medos e preocupações diárias. Esse comportamento pode ser benéfico em muitos cenários, como quando você está se exercitando ou lidando com uma situação desafiadora”, disse o líder do estudo Richard Stephens.
Vale ressaltar que o estudo sobre xingamento evidencia o ato como estímulo para a realização de atividades, ou seja, não tem relação com atitudes ofensivas e desrespeitosas.