Como substituir o açúcar de forma saudável? Bella Falconi ensina
Mestre em Nutrição, Bella Falconi fala sobre os malefícios do alimento para o corpo e ensina substituições práticas para o açúcar na alimentação do dia-a-dia
Mestre em Nutrição, Bella Falconi fala sobre os malefícios do alimento para o corpo e ensina substituições práticas para o açúcar na alimentação do dia-a-dia
Comer uma sobremesa depois do almoço ou aproveitar um docinho enquanto toma um café é um prazer bastante comum no nosso dia-a-dia. Apesar de viciante, os danos do açúcar no nosso corpo são inúmeros. Mestre em nutrição, Bella Falconi destaca alguns desses malefícios e dá algumas dicas de como substituir esse vilão da nossa alimentação e manter uma alimentação saudável.
+++ Cinco alimentos que fazem mal à saúde e você não sabe
+++ Chocolatier ensina a preparar chá de cacau; bebida ajuda a controlar humor e ansiedade
“Primeiro é importante destacar a diferença entre açúcar adicionado e açúcar encontrado naturalmente nos alimentos. O açúcar das frutas, por exemplo, é natural e não faz mal à saúde quando consumido sem exageros e dentro do plano alimentar adequado para cada indivíduo. No entanto, o açúcar que é adicionado aos alimentos pode trazer muitos malefícios. Isso inclui o açúcar cristal e os açúcares disfarçados, como o xarope de milho e a maltodextrina”, afirma Bella.
A principal dica da influencer e empresária é estar sempre atento aos rótulos, para evitar surpresas. Alimentos como molho de tomate, molho de salada, ketchup e pasta de amendoim podem levar quantidades de açúcar muito além do que imaginamos. E por serem presentes no nosso dia a dia, representam uma grande proporção da ingestão de calorias diária da maioria das pessoas.
Além disso, especialistas acreditam que o consumo desse ingrediente, quando não natural, é uma das principais causas da obesidade e de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, além do risco aumentado de doenças cardiovasculares, acne, risco de câncer, depressão, celulite e, até mesmo, envelhecimento precoce da pele, entre outros. “As diretrizes dietéticas sugerem limitar as calorias provenientes do açúcar adicionado a menos de 10% por dia”, afirma Bella Falconi.
Substituir esses alimentos não é tão difícil quanto parece, o açúcar adicionado pode ser substituído em receitas por adoçantes naturais como stevia e eritritol, por exemplo. Além disso, as frutas são sobremesas saudáveis que podem ser consumidas no lugar de alimentos açucarados. “A tâmara recheada com morango é muito boa para quem não consegue passar em branco sem sobremesa. Além de ter um alto dulçor, essas frutas são ricas em fibra, o que causa saciedade”, recomenda Bella.
Outra dica natural para substituir o açúcar é o mel, rico em cálcio, ferro, potássio e magnésio, ele é ótimo para melhorar a digestão, além de ter potencial antioxidante. Pensando nisso, caso esteja com muita vontade de comer doces, uma sugestão é jogar um pouquinho de mel em cima da salada de frutas, deixando a sobremesa mais doce, porém, saudável.