saude   / OLHA O SAL!

Como identificar a baixa concentração de sódio no sangue?

O sódio, apesar de fazer bem, os polos, seja em seu excesso ou em sua falta, podem prejudicar e muito a nossa saúde

VIVA SAÚDE Publicado terça 8 dezembro, 2020

O sódio, apesar de fazer bem, os polos, seja em seu excesso ou em sua falta, podem prejudicar e muito a nossa saúde
Sódio no Sangue - Pixabay

Na última terça-feira, a apresentadora Palmirinha, de 89 anos, foi internada devido à baixa de sódio.

Por conta do diagnóstico, a internet levantou o debate sobre essa alteração metabólica e como está associada ao processo de envelhecimento.

+++LEIA MAIS: Álcool X Ansiedade: Como a bebida pode agravar o distúrbio?

Marcella dos Santos, enfermeira chefe do Grupo DG Sênior, especialista em gerontologia explica que o nível estável de sódio no plasma sanguíneo de uma pessoa saudável fica entre 135 a 145 mEq/L (miliequivalentes por litro). “Abaixo destes números, o paciente já apresenta um quadro de hiponatremia, e quanto mais baixo é o nível de sódio, mais fortes serão os sintomas”, explica.

Alteração de comportamento, confusão mental, déficit de coordenação e quedas são mais frequentes em idosos e podem estar relacionados com a baixa de sódio.

Estes quadros também podem estar ligados à insuficiência do sistema endocrinológico renal, responsável pela reabsorção de parte do sódio que é naturalmente eliminado pelo organismo. Uma vez debilitado, esse sistema não consegue garantir a reposição do sódio.

Quando o paciente está saudável, ou com suas doenças controladas, o nível de sódio no plasma sanguíneo também se mantém estável. Entretanto, conforme a pessoa envelhece, acaba ocorrendo um tipo de desgaste desse sistema de controle”, ressalta a especialista.

Alguns medicamentos diuréticos, anticonvulsivantes, antidiabéticos e antidepressivos podem contribuir com a queda de sódio no sangue, assim como a automedicação.

Nestes casos, o acompanhamento de um médico é essencial. “Em muitos casos, além de medicação o tratamento envolve mudanças na dieta que inclui até mesmo a diminuição da ingestão de água. Vale ressaltar que é sempre preciso procurar um médico ao invés de optar por soluções caseiras”, finaliza.

Último acesso: 03 Dec 2021 - 18:44:44 (1028).