Publicidade

Comeu até carvão: homem passa cinco dias ilhado no Rio de Janeiro

Homem foi arrastado pelo mar e passou cinco dias sem água, com apenas dois limões e um pedaço de carvão; mas, afinal, quanto tempo conseguimos sobreviver sem comida e água?

Homem ilhado foi arrastado pelo mar e passou cinco dias sem água, com apenas dois limões e um pedaço de carvão; mas, afinal, quanto tempo conseguimos sobreviver sem comida e água?
Ilhado, homem comeu apenas dois limões e um pedaço de carvão – Freepik

Desde o último dia 8, Nelson Nedy Ribeiro ficou ilhado na Ilha de Palmas, no Rio de Janeiro, após ser arrastado por uma onda, na praia de Grumari. Ele só foi encontrado no sábado, 15, por um grupo que passeava com jetskis.

Publicidade

Em entrevista à TV Globo, então, o homem que só tinha ferimentos leves nas costas, por conta do arrastão, relembrou como foi o isolamento. Após a primeira noite, que de acordo com ele passou surpreendentemente rápida, ele andou pela pedra, na esperança de ser visto, e acabou encontrando uma barraca de pescadores. Apesar de vazia, lá tinha cobertores e colchonetes, o que facilitou sua “estadia” na ilha.

Mesmo assim, na quinta-feira, 12, ele já estava desesperado e até tentou montar uma prancha improvisada com isopores que estavam na ilha, mas acabou sendo arrastado pelo mar mais uma vez.

Pedaço de carvão e dois limões foi tudo que homem comeu durante tempo ilhado

Mas, a maior dificuldades, com certeza, foi em relação à alimentação e a falta d’água. Segundo Nelson, a sede foi angustiante. “Caiu uma chuvinha, eu colocava a mão nas gotinhas de chuva e apanhava, pra molhar a boca. Eu estava com muita sede”, revelou.

Por sorte, na terça-feira, 9, na barraca de pescadores, o homem encontrou duas garrafas com água limpa. Com medo que acabasse rápido, ele a consumia sempre misturada com a água salgada do mar.

Publicidade

Outra grande dificuldade, além disso, foi a falta de comida. Nelson revelou que chegou a encontrar dois limões, que acabou ingerindo com as cascas mesmo. Não só isso, ele ainda tentou consumir alguns pedaços de carvão que estavam espalhados pela ilha, no entanto, isso acabou provocando mais sede no ilhado.

Mas, afinal, quanto tempos podemos ficar sem comida e água?

De acordo com cientistas e médicos, uma pessoa sobreviveria até três meses sem comida, mas acaba vindo a falecer, geralmente, após 40/50 dias de jejum.

Já no caso de água é um pouco mais preocupante. Isso porque o ser-humano só sobrevive até 4 dias sem água, dificultando na maioria dos casos.

Publicidade