Publicidade
Relação de cogumelos com a saúde mental – Freepik/stockking

Diversos alimentos que podem ser incluídos em uma dieta saudável são benéficos para o bem-estar mental. E muitos outros vêm sendo estudados por pesquisadores como os da Penn State College of Medicine, nos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que o consumo de cogumelo, como o champignon, ajuda a reduzir os riscos do desenvolvimento de depressão.

Publicidade

A pesquisa foi feita com 24 mil adultos, entre 2005 e 2016, e foi observado que aqueles que incluíram o alimento em sua dieta tiveram uma menor probabilidade de ter o transtorno do que aqueles que não o consumiram. Não houve relação com a quantidade do alimento, apenas com a sua inclusão no dia a dia. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, os estudiosos identificaram a substância ergotioneína como um dos responsáveis pela manutenção da saúde mental. Os dados foram publicados no Journal of Affective Disorders e estará na edição de novembro de 2021 da revista.

+++ Cogumelos: conheça os benefícios anticâncer destes fungos com superpoderes

+++ Saboroso e saudável! Veja os benefícios do cogumelo para a sua saúde

No Brasil, não há uma tradição muito forte sobre a ingestão e preparo de cogumelos. Conforme dados da Embrapa, o consumo per capita entre os brasileiros – 160 gramas – é menor em relação a países europeus como Itália e França – que chega a ser cerca de 2 kg – e países asiáticos, como a China e Coreia do Sul – em que o consumo chega a 8 kg. 

Publicidade

Em vídeo no seu canal do Youtube, a especialista em alimentação saudável Lucilia Diniz dá uma dica de como fazer uma deliciosa lasanha de cogumelo. Confira o vídeo abaixo da receita que utiliza cogumelo-de-paris:

Publicidade