Cientistas testam vírus que destrói tumores malignos; Entenda!
Em estudo inicial, o vírus oncolítico causou a redução de diversos tipos de câncer, como cólon e pâncreas
Em estudo inicial, o vírus oncolítico causou a redução de diversos tipos de câncer, como cólon e pâncreas
Já imaginou um vírus capaz de destruir tumores? Esse é o experimento de cientistas norte-americanos em que o primeiro paciente chegou a receber uma dose durante um ensaio clínico que está na fase 1. O vírus CF33-hNIS VAXINIA foi desenvolvido para combater tumores sólidos e em estágio avançado, em que a ideia do experimento é injetar uma baixa dose do vírus via intravenosa ou diretamente no tumor.
Câncer de cólon, pulmão, mama, ovário e pâncreas foram reduzidos durante uma pesquisa laboratorial realizada em animais. Conforme Daneng Li, autor principal do estudo, em comunicado, a pesquisa anterior mostrou a capacidade dos vírus chamados oncolíticos em estimular a resposta do sistema imune para a destruição do câncer.
Nesse experimento, os vírus oncolíticos foram geneticamente modificados para provocar a infecção e o dano aos tumores. Esse modo poupa células saudáveis. “Agora é a hora de aumentar ainda mais o poder da imunoterapia, e acreditamos que o CF33-hNIS tem o potencial de melhorar os resultados de nossos pacientes em sua batalha contra o câncer”, disse Daneng Li.
Cerca de 100 pacientes dos Estados Unidos e Austrália serão recrutados para participarem da pesquisa. O teste inicial irá verificar a segurança da dose e, depois, a ideia é que o vírus oncolítico seja combinado com a imunoterapia pembrolizumab.