Casos de varíola dos macacos são investigados no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou os estados brasileiros em que os pacientes suspeitos estão sendo monitorados

Cientistas falam sobre infecção de varíola dos macacos por superfícies
Cientistas falam sobre infecção de varíola dos macacos por superfícies – Unsplash/CDC

O mundo enfrenta um cenário em que a varíola dos macacos já atinge a marca de mais de 300 infectados em pelo menos 20 países onde a doença ainda não é endêmica, segundo a Our World in Data, da Universidade John Hopkins. Com esse avanço, dois casos suspeitos já são investigados no Brasil, conforme anúncio do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira, 30.

Publicidade

BRASIL AINDA NÃO TEM CASOS OFICIAIS DE VARÍOLA DOS MACACOS

Santa Catarina e Ceará são os estados em que as autoridades investigam os casos suspeitos da doença que apresenta sinais como: febre; dores de cabeça, musculares e nas costas; calafrios; exaustão; linfonodos inchados e lesões na pele. Além disso, o estado de saúde de uma pessoa em Porto Alegre também está sendo monitorado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional).

Até o momento, não há registros de um diagnóstico oficial da varíola dos macacos no Brasil. “O Ministério da Saúde está em contato com estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, informou a pasta, em nota, sobre as notificações suspeitas. Antes do anúncio oficial dessas investigações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia orientado a continuidade do uso de máscaras em aeroportos, além de um distanciamento social, como forma de adiar a chegada desse tipo de varíola no país.

A transmissão da doença descoberta em 1958 pode acontecer pelo contato e exposição a gotículas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a atual onda da varíola dos macacos – também chamada de monkeypox -, a OMS já destacou que a tendência é de que os casos aumentem por conta da atenção das autoridades de saúde ao redor do mundo em relação à doença. Ainda, nenhuma morte pela varíola foi anunciada.

 

Publicidade

 

 

Publicidade