Publicidade

Campanha Nacional de Multivacinação disponibiliza 18 tipos de vacinas para crianças e adolescentes até 15 anos

Mobilização irá ocorrer até o dia 29 de outubro de 2021 em todo o país

Vacinação em crianças e adolescentes – Pexels/Gustavo Fring

Para crianças e adolescentes até os 15 anos de idade, a Campanha Nacional de Multivacinação está acontecendo em todo o país até o dia 29 de outubro de 2021. A iniciativa começou no dia 01 deste mês com o intuito de atualizar a carteira de vacinação do grupo, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura de imunização vem caindo desde 2015.

Publicidade

“Percebemos que desde 2015 a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo – reflexo do próprio processo pandêmico nos últimos dois anos. Precisamos melhorar esta cobertura. Ampliar a cobertura vacinal e proteger a população é uma prioridade do governo federal. Manter a vacinação em dia é também um dever dos pais e responsáveis. Leve seu filho, sua criança e adolescente”, comentou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, no dia 30 de setembro, lançamento da campanha.

+++ Vacina contra a malária! OMS anuncia imunização em regiões com alto índice de transmissão

+++ Inovação! Cientistas estudam possibilidade de desenvolver vacinas adesivas com mais eficácia que as tradicionais

No sábado, 16, ocorreu o dia “D” da campanha nos estados brasileiros. A mobilização conta com 18 tipos de vacinas contra doenças como sarampo, poliomielite, caxumba e catapora, em mais de 45 mil postos pelo país. Conforme o ministério, dentre as vacinas disponíveis estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Publicidade

Para se ter uma ideia, de acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), só em 2019 houve cerca de 20.901 casos confirmados de sarampo no Brasil – doença que havia sido considerada erradicada do país. Em 2018 foram contabilizados 10.346.