A cepa H3N2, também chamada de Darwin, foi um dos vírus que desencadeou um surto de vírus no país no final do ano de 2021 e começo de 2022. A vacina é melhor método para controlar os casos gripais no país, e o Instituto Butantan desenvolveu e atualizou o imunizante, além de antecipar, na última sexta-feira, 25, a entrega do primeiro lote com dois milhões de doses.
Ainda, conforme o gerente de produção da vacina da Influenza do Butantan, Douglas Gonçalves de Macedo, estão previstas a entrega de 80 milhões de doses até abril. “A vacina é 100% nacional, feita totalmente aqui no Butantan. Como isso, temos capacidade de fazer duas grandes entregas, 40 milhões no fim de março e os outros 40 até final de abril, mas estamos trabalhando para antecipar isso também”, informou o gerente, em comunicado do instituto.
+++ Vacina francesa é 100% eficaz contra hospitalizações por covid-19
+++ Anvisa aprova primeiro autoteste de saliva para identificação de covid-19
BUTANTAN: VACINA CONTRA GRIPE É TRIVALENTE, COMPOSTA PELAS CEPAS H1N1, CEPA B E H3N2
O Butantan comunicou que o imunizante produzido é trivalente, ou que significa uma proteção contra três tipos de cepas da gripe. No caso do imunizante atualizado, a vacina é composta pela H1N1, cepa B e H3N2. “Como a doença é sazonal, o imunizante é modificado a cada ano, baseado nos três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul monitorados e indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, explicou o instituto.
O instituto também destaca que essa antecipação só foi possível pois a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu um rápido retorno após o Butantan enviar documentos sobre as novas cepas. “Enviamos um dossiê com toda a documentação para submissão e conferência da Anvisa e tivemos o retorno deles com a aprovação, o que nos permite começar as entregas parciais”, disse Douglas.