Publicidade

Bruce Willis com afasia: entenda o que é a condição do ator de Hollywood

Aos 67 anos, Bruce Willis irá se aposentar do cinema por conta de um problema chamado ‘afasia’; entenda

Afasia: Bruce Willis pausa carreira por conta da doença – Photo by Rich Fury/Getty Images

Bruce Willis, a estrela de Duro de MatarO Sexto Sentido, Corpo Fechado, entre outras grandes produções do cinema, foi diagnosticado com afasia e fará uma pausa na carreira. 

Publicidade

A notícia veio por intermédio da família que, nesta quarta-feira, 30, anunciou nas redes sociais o afastamento do ator de 67 anos das telonas e pontuou que seu foco, neste momento, é cuidar da saúde sem seguir com os trabalhos profissionais. 

Seu diagnóstico é de AFASIA. O que é AFASIA?

Afasia é um problema que compromete a linguagem falada ou escrita e deixa o paciente incapaz de se comunicar, porque compromete a cognição. Mas diferente do que se pensa, afasia não é uma doença e, sim, uma manifestação, um sintoma de algum outro problema de base.

Ele pode acontecer como sequela de um AVC hemorrágico ou isquêmico, por exemplo, que tem ainda outras questões por trás, como estresse, tabagismo, diabetes, hipertensão e histórico familiar.

De acordo com a médica neurologista Luciana Alves para o IstoÉ, a afasia é um distúrbio da linguagem, que afeta a capacidade de produzir, compreender e repetir a fala, além de alterações da capacidade de leitura e escrita.

Publicidade

“A função da linguagem conta com a participação de amplas redes neurais em muitas partes do cérebro. A área da fala de Broca está localizada no giro frontal inferior. É responsável pela parte motora da fala, ou seja, da expressão”, explica a médica.

Segundo a neurologista, um comprometimento nesta área gera a Afasia de Broca, em que a fala espontânea e a repetição são prejudicadas, apesar de a compreensão ser preservada.

Além do AVC, outras questões podem causa a afasia, como tumor, abscessos cerebrais, traumas de crânio e esclerose múltipla.

Publicidade

Segundo o National Aphasia Association, estima-se que um milhão de pessoas, nos Estados Unidos, atualmente, tenham uma afasia e que ocorram 180 mil casos novos por ano, informou a Escola Paulista de Enfermagem, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A sequela é definitiva?

A resposta é “nem sempre”. A sequela pode ser transitória ou definitiva, dependendo do que levou o problema a aparecer. No caso de Bruce Willis, a família não anunciou a causa da afasia.

No comunicado, os entes queridos do ator escreveram: “Para os incríveis apoiadores de Bruce, como família, queríamos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso e com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou tanto para ele. Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos pelo amor, compaixão e apoio contínuos de todos. Estamos passando por isso como uma unidade familiar forte e queríamos trazer seus fãs porque sabemos o quanto ele significa para vocês, assim como vocês significam para ele. Como Bruce sempre diz, “Viva” e juntos planejamos fazer exatamente isso. Com amor, Emma, ​​Demi, Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn”.

Publicidade