Brasil tem primeiro caso provável de hepatite misteriosa

O Mato Grosso do Sul é o estado com o primeiro caso provável de hepatite misteriosa no país

Médico fala sobre Insuficiência hepática
Médico fala sobre Insuficiência hepática – Unsplash/julien Tromeur

Suspeito, provável e confirmado: esses são os estágios que o Brasil adota em relação a uma doença, como a hepatite de causa misteriosa que vem se propagando pelo mundo. Com isso, o Mato Grosso do Sul é o estado com o primeiro caso provável da enfermidade no país, conforme anúncio do Ministério da Saúde, na terça-feira, 31. Para que seja confirmado, é preciso os resultados concretos de exames laboratoriais.

Publicidade

PACIENTE APRESENTOU SINTOMAS SEMELHANTES À HEPATITE MISTERIOSA

O que caracterizou o caso como provável foi a semelhança de seu quadro com a doença. O paciente apresentou sintomas como pele amarelada, febre e náusea. Segundo o ministério, ainda não há o registro oficial de casos da hepatite misteriosa no Brasil e, apesar de estar afetando crianças, a idade da pessoa com quadro provável ainda não foi divulgada.

Conforme a pasta, ao menos 70 casos desse tipo de hepatite estão sendo investigados no país e seis mortes estão sendo analisadas. Até o momento, aproximadamente 20 suspeitas foram descartadas. O estado de São Paulo lidera o número de quadros suspeitos, cerca de 20.

Ao menos 16 estados estão investigando casos da doença. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove crianças já faleceram em decorrência da hepatite misteriosa e 38 precisaram realizar transplante de fígado. No mundo, são pouco mais de 30 países que já confirmaram a presença da doença, em que o Reino Unido concentra o maior número de diagnósticos.

Publicidade