Publicidade

Brad Pitt revela sofrimento com solidão: como sentimento afeta a saúde?

Conforme especialista, a solidão pode até mesmo afetar o funcionamento do cérebro, como a capacidade de resolver as coisas

Brad Pitt revela sofrimento com solidão
Brad Pitt revela sofrimento com solidão – Foto: Mario Anzuoni / Reuters

Em recente entrevista para a GQ norte-americana, o ator Brad Pitt, 58 anos, afirmou que passou por períodos de solidão e explicou como esse sentimento afetou sua saúde mental. “Sempre me senti muito sozinho na minha vida. Sozinho crescendo quando criança, sozinho mesmo aqui (em Los Angeles), e realmente recentemente que eu tive um maior abraço de meus amigos e familiares. Qual é essa linha, era Rilke ou Einstein, acredite ou não, mas era algo sobre quando você pode andar com o paradoxo, quando você carrega dor real e alegria real simultaneamente, isso é maturidade, isso é crescimento”, explicou ele, de maneira profunda em um trecho da entrevista.

Publicidade

No dicionário a palavra solidão significa: “Estado de quem se acha ou se sente desacompanhado ou só; isolamento”. Por ser um sentimento, varia muito de pessoa para pessoa. Mas uma coisa é certa: não escolhe gêneros, nem tampouco a idade. E pode causar consequências para a sua saúde física e mental.

Como a solidão pode prejudicar sua saúde em diversas frentes?

1- Sistema imunológico

Segundo a infectologista Flávia Cohen, a solidão desencadeia alguns dos hormônios que seu corpo produz quando está sob estresse. O que poderá provocar uma diminuição no funcionamento do sistema imunológico.

2- Músculos e circulação

Publicidade

Para o geriatra Leonardo Leibovici, a solidão pode ocasionar uma redução no estilo de vida ativo. Sozinho é mais provável que você deixe de ter hábitos saudáveis como, por exemplo, a prática de exercícios físicos. Não faça isso! Caminhe com um amigo, vá à academia, jogue uma partida de futebol no bairro – ser ativo com os amigos é uma maneira de iniciar ou desenvolver relacionamentos que fazem você se sentir melhor. Tente praticar por pelo menos 2,5 horas de atividade por semana. Se tiver problemas de saúde, consulte seu médico primeiro”.

3- Cérebro

O Dr. Leonardo orienta também que a solidão pode afetar o funcionamento do cérebro. Ao se sentir solitário, a sua capacidade de resolver problemas ou lembrar de coisas à medida que envelhece provavelmente será afetada. Ocasionando uma chance maior de uma doença cerebral como Alzheimer. Se conectar com pessoas e realizar atividades em grupo podem ajudar a combater o Alzheimer, demência, depressão e outras doenças mentais”.

Publicidade

4- Saúde mental

A terapeuta Ivana Cabral reforça ainda que a solidão pode ocasionar uma depressão. Ela afeta seu corpo, bem como sua mente. Se está sozinho, pode começar a se sentir mal com sua vida e ficar deprimido. E a depressão pode te isolar, então você começa a se sentir ainda pior. Se tiver sintomas graves ou se durarem mais de duas semanas – incluindo sentir-se deprimido ou sem esperança, e com menos interesse em coisas que normalmente gosta, baixa energia, problemas de sono ou alterações de apetite – procure ajuda. Informe o seu médico ou procure um psicólogo”.

5- Metabolismo

Publicidade

O endocrinologista Dr. Henrique Passos orienta que ficar muito tempo sozinho também pode afetar o seu metabolismo, uma vez que é mais provável que você ganhe alguns quilos quando passa muito tempo só.

“Você pode comer mais do que o habitual ou preferir alimentos não saudáveis para se acalmar, usando a comida como forma de compensação. Isso pode te tornar mais propenso a ter doenças como diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. Portanto, se seu peso está aumentando, é uma boa ideia observar suas emoções, assim como sua dieta e exercícios”.

6- Quando buscar ajuda

Publicidade

A terapeuta Ivana Cabral orienta que quase todo mundo se sente um pouco solitário de vez em quando.

“Mas, se você tentar se reconectar e ainda se sentir isolado após várias semanas, ou se estiver tão solitário, deprimido ou ansioso que isso atrapalhe seu trabalho ou sua vida doméstica, informe seu médico. Você pode obter ajuda – coisas como terapia, mudanças no estilo de vida e remédios para certas condições – para se recuperar”.