Publicidade

Bolsa de colostomia: Luciano Szafir quebra tabu e desfila com item – que salvou sua vida – à mostra

Luciano Szafir abriu o desfile do estilista Walério Araújo, na SPFW, com sua bolsa de colostomia aparecendo

Luciano Szafir abriu desfile na SPFW com sua bolsa de colostomia aparecendo – Reprodução/ Cauê Moreno

Esta quinta-feira, 18 de novembro de 2021, entra para a história dos desfiles de moda. O ator, empresário e modelo Luciano Szafir surpreendeu a todos ao abrir o desfile do estilista Walério Araújo na 52ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), mostrando sua bolsa de estomia (também conhecida popularmente por bolsa de colostomia), item que passou a usar há quatro meses, após complicações da Covid-19.

Publicidade

Na semana em que se celebra o Dia Nacional das Pessoas com Estomia (16/11), o ator desfilou com o propósito de chamar atenção para a causa de quem tem a mesma condição. Para isso, Szafir pediu ao estilista uma roupa personalizada para deixar a bolsa visível, como forma de combate ao preconceito contra quem tem um estoma e mostrar que isso não é motivo de aversão, tristeza, vergonha ou reclusão. Pelo contrário!

+++ 30% dos brasileiros têm hipertensão arterial; saiba como prevenir a doença

Bolsa de colostomia salvou vida de Luciano Szafir

Como muitos brasileiros, Szafir renasceu ao ter a oportunidade de corrigir um problema no seu intestino decorrente de uma sequela da Covid-19, doença que o atingiu pela segunda vez em meados deste ano. Na ocasião, ele passou a usar a bolsa e, desde então, agradece diariamente pela chance que teve de continuar vivo, algo que seria impossível sem ela.

“Quero que as pessoas possam ver que isso pode acontecer com qualquer um. Essa cirurgia salvou a minha vida e eu não tenho motivo para ter vergonha de usar uma bolsa de estomia”, diz ele, que complementa: “Depois de tantos anos, este desfile tinha tudo para ser muito especial para mim. Além da minha volta às passarelas, vi que era a oportunidade perfeita para defender uma causa nobre e muito importante para a nossa sociedade. Quero quebrar o preconceito, normalizar e fazer entender que um estomizado não precisa sofrer privações. Vida normal. E tomara que esta ação mude a visão que muitos ainda têm sobre quem usa uma bolsa de estomia”.

Publicidade

O ator conta que, até fazer a cirurgia, não tinha noção deste universo de quem usa uma bolsa de estomia. Por isso, se sente responsável em quebrar qualquer tabu referente ao tema e mostrar que é possível ter uma vida livre como qualquer pessoa: “Quem não conhece, julga e, mesmo sem querer, tem atitudes preconceituosas. Seja na hora de contratar um funcionário, se relacionar afetivamente, entre outras coisas”. E alerta para que o atendimento e o respeito a quem usa bolsa seja uma ação permanente na sociedade: “Banheiros públicos para quem usa bolsa é algo urgente. Eles têm que ser projetados de modo que o esvaziamento seja feito de forma higiênica e confortável. Por que é tão difícil isso virar lei em todo o Brasil?”.

+++ Adolescentes têm uma melhora na qualidade do sono, após mudança de rotina

Logo após a cirurgia, o ator passou a usar uma das bolsas de estomia com a tecnologia mais avançada do mercado, da Coloplast, e acabou virando embaixador da empresa. Luciano Szafir afirma que com ela tem praticidade, segurança, melhor qualidade de vida e simplicidade na hora de usar ou trocar a bolsa: “No início, tive medo e um pouco de dificuldade, algo normal diante do novo. Mas tudo é uma questão de adaptação e logo isso virou rotina”. E acrescenta: “Não deixei de fazer nada por causa da bolsa. Voltei à vida normal e a proposta é justamente mostrar que a bolsa não define ninguém.”

Publicidade