Publicidade
Existe uma quantidade certa para beber água? – Pexels/Kenex Media sa

Que beber água diariamente é para o bom funcionamento do corpo, todos já sabem. E, além disso, a frase que mais se vê ou se escuta é: beba 2 litros de água por dia. Muitos estudos são feitos em relação à quantidade que deve ser, de fato, consumida. 

Publicidade

Já em 2002, foram publicados na revista American Physiological Society resultados de uma pesquisa que durou cerca de 10 anos. O autor, Heinz Valtin, concluiu que, apesar de haver uma evidência, essa orientação não é cientificamente comprovada, já que as quantidades podem ser variadas. 

No seu estudo “Drink at least eight glasses of water a day.” Really? Is there scientific evidence for “8 × 8”?” (ou, em português “Tome pelo menos oito copos de água”. Sério? Existe evidência científica?”), ele exemplifica que uma pessoa saudável ou com um estilo de vida sedentário, a quantidade de água a ser ingerida é diferente de uma pessoa com cálculos renais ou que faz exercícios físicos – já que estas últimas precisam beber mais água do que as primeiras. Enquanto em 2015, por exemplo, um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard, Estados Unidos, revela que devemos consumir de quatro a seis copos de água por dia.

+++ Não para de soluçar? Existem maneiras que podem aliviar aquele tão incômodo barulhinho “hic”; confira as dicas

+++ Água da Lua: entenda o propósito do ritual e limpe as cargas negativas que estão sobre você

Publicidade

Mas, afinal de contas, beber 2 litros de água é um mito ou não? Para a médica nutróloga Dra. Ana Luísa Vilela, a resposta é “sim e não”, porque “tem gente que precisa mais do que isso. Varia com idade ou faixa etária, com os hábitos de atividade física e temperatura local que se vive.

Vilela ainda ressalta que não adianta beber uma quantidade exagerada de uma só vez: “É preciso ir aos poucos”. E para saber se orientar se a quantidade do líquido está ideal ou não, a nutróloga recomenda observar o xixi: “Quando sair bem clarinho é que a quantidade está ideal”

O fato é que, o consumo de água é sempre importante pois, conforme explica Vilela, esse hábito “ajuda na queima de gordura, respiração, filtração renal e metabolismo hepático”. E ressalta: “Tudo precisa de água”.

Publicidade