Posso consumir bebidas alcoólicas enquanto estou amamentando? Essa é a dúvida de muitas mamães, em especial as de primeira viagem. Segundo especialista, não é recomendada a ingestão, uma vez que o etanol passa no leite materno na mesma concentração presente no sangue da mãe e também reduz a produção de leite.
No entanto, vale destacar que, assim como no nosso organismo, o efeito do álcool passa em algumas horas, por isso, caso a mãe não vá amamentar em breve, ela pode consumir em pouca e controlada quantidade algum tipo dessas bebidas, preferencialmente as de teor alcoólico mais baixo.
Isabella Scherer, que há pouco mais de um mês deu à luz os gêmeos Mel e Bento, compartilhou como foi com seu leite, quando bebeu pela primeira vez pós-parto. Nas redes sociais, ela, que amamenta os dois, optou por tomar uma pequena taça de vinho, durante uma comemoração familiar, e se surpreendeu com seu leite em seguida.
Isabella Scherer testa seu leite e se surpreende
A chef de cozinha, então, contou: “Ontem foi aniversário do meu pai e tomei uma taça de vinho pequena, e com peso na consciência. Cheguei em casa para amamentar, mas antes fui testar o leite”.
Segundo Isa, mesmo o teste não indicando, ela revelou que talvez não consiga beber amamentando. “Se mudar de cor é porque tem álcool no leite”, explicou, enquanto mostra seu teste negativo. “Mas acho que não vou conseguir beber amamentando, nem com isso daqui. Dá peso na consciência”.
Caso você seja lactante, consulte sempre seu médico antes de consumir qualquer tipo de bebida alcoólica.
Siga a Viva Saúde no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!