A higiene bucal é assunto de extrema importância e que deve sempre ser exaltado, pois, a saúde do nosso corpo é totalmente dependente da saúde bucal. Vivemos em uma era onde a informação chega de forma rápida e às vezes isso pode acabar sendo prejudicial, vemos diariamente diversos gurus da internet recomendando produtos para obter benefícios.
Recentemente, veio à tona, na web, diversas pessoas recomendando o uso de água oxigenada em sua rotina de cuidados bucais. A cirurgiã-dentista, Alana Rinco comentou sobre o caso e desmistificou o assunto.
Segundo a cirurgiã-dentista, a água oxigenada só deve ser usada por indicação de um profissional habilitado da área, pois existe uma dosagem e posologia correta para se seguir e deve ser usada apenas em casos de inflamação gengival. Ao contrário do que os gurus da web recomendaram, a Dra. Alana confessa que a água oxigenada não clareia os dentes.
Água oxigenada deve fazer parte da rotina de higiene bucal?
“Não é recomendável usar água oxigenada em forma de bochecho para clarear dentes, os clareadores apesar de terem peróxido de hidrogênio (água oxigenada) em sua composição são feitos na dosagem correta e são usados apenas nas superfícies dentárias, não em tecidos moles da boca”, afirmou a dentista.
A cirurgiã-dentista também faz um alerta sobre o uso descontrolado de água oxigenada para bochecho, pois pode causar alterações na boca.
“O uso descontrolado de bochecho com água oxigenada pode ocasionar em alteração do PH bucal, podendo gerar lesões, inflamações, perda de bactérias protetoras e com isso pode ser perder a proteção natural que as bactérias boas fazem no meio bucal”, comentou.
Diante disso, a Dra. Alana Rinco esclarece que a água oxigenada não deve fazer parte dos cuidados necessários com a saúde bucal, então trata-se de um mito.
“É super importante consultar um profissional antes de incluir qualquer produto nos cuidados com a higiene bucal. Eu particularmente, acho um grande perigo essas trends da internet onde estimulam outras pessoas usarem determinado produto para ter um resultado específico. Não se deve usar o medicamento sem orientação do cirurgião-dentista”, desmistificou.