Publicidade

Adoçantes naturais! 3 alternativas para começar a retirar o açúcar da dieta de forma equilibrada

Na medida certa e com o auxílio de nutricionista, ingredientes naturais podem ser caminho para acostumar o paladar a ficar sem o tradicional açúcar branco

Alternativas que substituem o açúcar branco – Pexels/ ROMAN ODINTSOV

Uma maneira de tirar o açúcar tradicional da lista, mas ainda manter o gostinho doce de forma mais saudável ou até mesmo para ir acostumando o paladar a ficar sem o ingrediente, é utilizando os adoçantes naturais. Os mais famosos são o Stevia e Xilitol, no entanto, existem outras opções que o seu nutricionista pode orientar.

Publicidade

Falando do açúcar branco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a sua ingestão seja de até aproximadamente 18 kg por pessoa ao ano. Mas a média de consumo do brasileiro é de 80 gramas por dia, o equivalente a 18 colheres. Como se pode imaginar, os problemas dessa situação são muitos, como o desenvolvimento de diabetes, hipertensão e obesidade. 

+++ Obesidade infantil! Estimular a educação alimentar na criança previne complicações nessa faixa etária e na vida adulta

+++ Bebida milenar! Confira os passos para fazer o kombucha e aproveitar os seus benefícios

Então, não é segredo para ninguém que essa realidade deve ser transformada, e começar a incluir adoçantes naturais, de forma equilibrada, pode ser um grande passo:

Publicidade

Mel

Quem não gosta de um mel de vez em quando? Você já deve ter percebido que esse alimento é bem docinho. Em poucas quantidades – entre 10 g a 25 g -, o mel não produz gorduras, pois é menos calórico que o açúcar tradicional. Mas cuidado! O mel não pode ser consumido por crianças menores de um ano e não deve ultrapassar a média recomendada. 

Açúcar de coco

Publicidade

Consumido há muito tempo na Ásia, o açúcar de coco possui baixo índice glicêmico e é rico em nutrientes como ferro, cálcio e potássio. Uma colher de chá do ingrediente contém 20 calorias. 

Maple syrup

Conhecido também como xarope de bordo, esse ingrediente, além de ser um adoçante natural, é uma opção vegana em relação ao mel de abelha. Concentrada no Canadá, o nome “bordo” vem da árvore em que ela é retirada. Assim como todas as opções mais naturais, o maple syrup deve ser consumido de maneira balanceada, mesmo que tenha minerais e vitaminas. 

Publicidade

É bom ressaltar que o consumo de qualquer item acima deve ter o acompanhamento de um profissional, que irá recomendar as quantidades certas de acordo com o seu organismo.