Publicidade

A vida é um doce? Nem sempre! O excesso de açúcar pode gerar inflamações nos dentes das crianças

No Brasil, 53,4% das crianças de até cinco anos têm ou já tiveram cárie

Excesso de doces pode ser prejudicial à saúde dos dentes das crianças – Pexels/cottonbro

O consumo excessivo de açúcar e a má escovação podem levar ao aparecimento de cáries. E isso pode trazer sérios problemas para a saúde bucal das crianças, como revela o dentista Dr. Luciano Martins.

Publicidade

Não é novidade para ninguém que criança adora chocolates, doces, refrigerantes, entre outros alimentos ricos em açúcar. O problema é o consumo desenfreado deles que, aliado à uma má escovação, se torna o ambiente propício para a proliferação de cáries, e muitos pais nem sabem disso.

Exemplo disso é que números do Ministério da Saúde mostram que 53,4% das crianças brasileiras de até cinco anos têm ou já tiveram cárie. Na opinião do dentista Dr. Luciano Martins, este consumo excessivo de açúcar é um dos grandes responsáveis por este contexto. “Afinal, este elemento serve como uma espécie de ‘alimento’ para as bactérias cariogênicas, e com a falta de uma escovação adequada o ambiente se torna o mais propício possível para isso”. Além disso, o dentista observa: O açúcar não tem valor nutricional, mas o exagero dele pode trazer outros problemas, como inflamação gengival e proliferação de outras bactérias.

+++ Nada de bafo! Confira uma receita caseira de enxaguante bucal

+++ Bruxismo e saúde bucal! Dentista alerta que condição ”pode causar uma fratura ou dor nos dentes”

Publicidade

Um grande erro que as famílias cometem, como lembra o Dr. Luciano, é que muitas delas pensam que pelo fato da troca de dentes ocorrer por volta dos seis anos de idade, não há problemas em oferecer estes alimentos à criança. “Isso é um grande erro, e as pessoas não sabem que essa conduta pode, inclusive, prejudicar o processo de dentição. Pois a perda precoce dos dentes de leite pode causar uma desordem no surgimento dos permanentes, causando problemas oclusais, apinhamento, dentre outros problemas. Soma-se a isso que a lesão causada pela cárie pode se prolongar até o germe do dente permanente, afetando ele também”.

Para evitar esta série de transtornos, o Dr. Luciano recomenda medidas simples que qualquer família pode seguir: “Basta ter uma higienização de qualidade, com uso de creme dental com flúor e do fio dental. Lembre-se de que a escovação deve ser feita desde que surgir o primeiro dente do bebê, e explique a criança que os cuidados devem ser tomados ao longo de toda sua vida”, completa.


Sobre o Dr. Luciano Martins

Publicidade

Especialista em implantodontia, também fez pós-graduações em odontologia estética e prótese. Trabalha na área de implantes dentários em um empreendimento no estado de Mato Grosso. Também é profissional referência em lentes de contato dental.