Publicidade

Xô, prisão de ventre! Especialista entrega 5 dicas para fazer o intestino funcionar melhor

Fazer massagem no abdômen no sentido horário pode ajudar a movimentar o intestino; confira

Xo prisão de ventre! Especialista entrega 5 dicas para fazer o intestino funcionar melhor – Freepik

De acordo com dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia, 20% dos brasileiros sofrem de prisão de ventre. Se você sente sintomas como sensação de aperto, dores abdominais e dificuldades para evacuar, é possível que esteja nessa porcentagem.

Publicidade

“Desde pequenas somos ensinadas que não devemos avisar que vamos fazer cocô, que temos de sair disfarçadamente pra ir ao banheiro, não usar banheiro público, esperar chegar em casa. Mas aqui vai um aviso: não podemos esperar, não”, afirmou a médica Martha Pedroso, gastroenterologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, para o Portal M de Mulher. Segundo a médica, as fezes retidas irritam a parede intestinal e podem causar sérios problemas. 

+++ VEJA TAMBÉM:  Confira três exercícios que vão te ajudar a melhorar o funcionamento do instestino
+++ VEJA TAMBÉM:  O café é um ótimo aliado para o funcionamento do intestino – Saiba mais sobre o assunto!

Também, já ouviu falar que quem não consegue ir ao banheiro fica mal-humorada? Sim, é verdade, com comprovação científica! “Isso porque, 90% da serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bem-estar, é produzida no intestino“, afirmou Lilian Sales, gerente médica da Abbott.

Felizmente, há algumas formas de “acelerar” ou “fazer acontecer” as coisas se, digamos, você estiver saindo para uma corrida matinal ou tiver um longo passeio de carro à sua frente. E o melhor disso: a maioria delas é totalmente natural e recomendada por médicos. Confira:

Publicidade

1. Coma algo com fibra

 

“Alimentos ricos em fibras e com alto teor de água são ótimas opções”, disse Christine Lee, gastroenterologista da Cleveland Clinic, para o portal IstoÉ. Cenouras cruas, maçãs com ou sem casca e abacates são ótimas pedidas. “Quando consumidos, esses alimentos criam um gradiente osmótico”, apontou Lee. E o que isso significa? “Eles fazem com que mais água seja puxada para o cólon durante a digestão. Isso ajudará a aliviar e prevenir a constipação.”

Publicidade

2. Tome um suplemento de fibra

 

“Você pode obter os mesmos efeitos de um suplemento de fibra de casca de psyllium”, indicou Lee. Procure uma dose suplementar diária de seis a nove gramas de fibra, que é permitido consumir sem receita.

Publicidade

3. Beba um pouco de café – de preferência quente

“Bebidas quentes em geral (particularmente uma xícara de café ou chá), especialmente de manhã, podem ajudar bastante”, apontou a profissional.

O café, em especial, é um truque quase que infalível para qualquer um que tenta ir ao banheiro de manhã. Embora o calor dele possa estimular o funcionamento do intestino, a própria bebida e seus altos níveis de cafeína também são conhecidos por estimular a mobilidade do cólon, segundo Lee.

Publicidade

Mas é bom ressaltar que, enquanto o café pode ajudar estando quente ou frio, outras bebidas cafeinadas geladas, como chá gelado ou refrigerantes, não terão o mesmo efeito.

4. Faça um pouco de exercício

Exercícios como caminhar, correr e andar de bicicleta podem acelerar seu metabolismo, o que, por sua vez, melhora o funcionamento intestinal.
Também é importante notar que se você esteve mais ocupado do que o habitual e entrou em um período de seca, pode ser uma pista do motivo pelo qual você não está fazendo cocô tanto quanto gostaria. “Certificar-se de incorporar até mesmo treinos regulares curtos em sua rotina pode ser a solução secreta que você precisa”, disse Lee.

5. Faça uma massagem na barriga

Aplicar pressão moderada e massagear seu abdômen no sentido horário pode ajudar a movimentar o intestino. Isso pode ser feito pressionando levemente a parte inferior direita da barriga. Em seguida, continue subindo para a caixa torácica, através do estômago e sob as costelas para o quadrante inferior esquerdo, que é o ponto em que as fezes são esvaziadas.