Publicidade

Vontade de fumar após parar com o vício? Confira exercícios diários que ajudam a evitar recaídas durante esse processo

De cuidados com a autossabotagem até a respiração consciente, a mudança de hábito é uma evolução gradativa

Maneiras de evitar recaídas após parar de fumar – Pexels/Irina Iriser

As primeiras propagandas de cigarros passavam a mensagem de que fumar era um hábito glamourizado. Em filmes como “O Grande Gatsby”, o elemento é símbolo de charme e poder. A própria indústria já sabia dos danos à saúde por conta do tabagismo. 

Publicidade

Hoje, a campanha para combater o fumo é aderida por cerca de 170 países, em que o Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um dos exemplos na conscientização e redução desse consumo. Mas, conforme estudo publicado na revista The Lancet, essa luta ainda precisa ser muito reforçada, pois só em 2019 – em escala global -, mais de 7 milhões de pessoas morreram por conta da dependência do cigarro. 

+++ Pare com o cigarro! 8 dicas para conseguir cortar o fumo

+++ Fumar pode diminuir resposta imune da vacina contra covid-19; descubra outras 9 razões para parar

Desejar largar o vício é o primeiro grande passo. Depois da mudança de hábito, alguns momentos podem ser difíceis por conta da ausência de nicotina no organismo, mas com pequenas atitudes é possível afastar ou diminuir as recaídas. 

Publicidade

Autossabotagem 
Nos momentos em que há muita vontade de fumar, pensamentos como “eu não vou conseguir” surgem e são as chaves para muitas recaídas. Entenda sim que essa é uma fase complicada – não negue o seu processo -, mas ao invés de focar nisso, pense nos resultados positivos que essa mudança já te trouxe, nem que eles ainda sejam poucos. Além disso, evite se comparar com outras pessoas, lembrando que a evolução é gradual. 

Exercícios e respiração consciente
Respirar fundo lentamente pelo nariz e expirar pela boca é uma atividade que irá relaxar e desviar os pensamentos sobre fumar. Além disso, quando bater aquela vontade, se alongue e faça exercícios físicos. 

Evite cafés e bebidas alcoólicas
O café e o álcool devem ser colocados de lado nesse processo. O nervosismo ou estresse que podem ser provocados pelas bebidas abrem espaço para a ideia de fumar. Então, escolha sempre beber uma água ou um suco natural. 

Publicidade

Recaídas
E caso realmente tenha acontecido uma recaída? Não tem problema! Recomeçar não é sinônimo de fraqueza ou vergonha, então lembre-se sempre do seu objetivo de parar de fumar. Cuidado para não utilizar essas situações como desculpa para estagnar os seus planos.