Publicidade

Você sabia? As carnes e os ovos, além de anti-inflamatórios, são ótimos protetores dos neurônios

O ovo possui vitaminas e gorduras que ajudam a memória

Como as carnes e os ovos podem proteger os neurônios – Freepik

O consumo moderado de algumas proteínas pode ser muito benéfico para a saúde, você sabia?

Publicidade

 Apesar do crescimento do movimento vegetariano e vegano ao redor do mundo, que sugere substituir os derivados de animais por outros alimentos, a maior parte da população ainda consome produtos de origem animal, e isso pode, sim, ter seus benefícios. 

+++ VEJA TAMBÉM: A couve-flor é ótima para previnir gripes e resfriados; Conheça 7 benefícios da hortaliça

+++ VEJA TAMBÉM: Gostoso e saudável! Estudo comprova benefícios do caju para o cérebro

As carnes fornecem o triptofano, aminoácido essencial para a formação da serotonina. Se a escolha for o peixe, prefira a sardinha, o atum, o arenque, a truta ou o salmão. Eles são ricos em ácidos graxos, ômega-3, que atuam na estrutura da membrana celular e têm poder anti-inflamatório, protegendo os neurônios e facilitando a neurotransmissão.

Publicidade

Entre as carnes vermelhas, priorize os cortes magros. Uma porção de 100 g (um bife) duas vezes por semana é o suficiente. Já o frango, pode fazer parte do cardápio semanal por até três vezes (120 g, um bife grande). Ele tem proteína de alto valor biológico com presença de aminoácidos essenciais. Mas, é melhor cozinha-lo no vapor ou na chapa.  

Quanto ao ovo, ele está liberado entre três a cinco vezes na semana, sempre uma unidade. A vitamina B12, presente nesse alimento é necessária para a síntese de serotonina e outros neurotransmissores. Há ainda vitaminas e gorduras que ajudam a memória.

Vale ressaltar que a alimentação sem o consumo de carne também tem seus benefícios ao corpo humano. O importante é sempre se atentar aos nutrientes ingeridos diariamente.

Publicidade

 

*Por Priscila Pegatin | Adaptação Kelly Miyazzato e Yasmin Salem. 

Publicidade