Publicidade

Óculos de sol é indispensável nas quatro estações do ano — e não é pelo charme que ele dá ao rosto

A radiação ultravioleta que vem do Sol pode causar danos no tecido ocular

Usar óculos de sol é indispensável nas quatro estações do ano; Veja a importância desse acessório – Freepik

Você sabe como surgiu o primeiro óculos de sol? Existem diversas versões de histórias muito criativas, porém focam na mesma finalidade: preservar a saúde ocular. 

Publicidade

Há uma narração que afirma ter surgido na China para fins medicinais, uma vez que a lente foi tingida com chá para o tratamento da conjuntivite. Também existe a história do Imperador Nero ,que tinha olhos muito claros, e não conseguia enxergar as famosas lutas e apresentações romanas devido a claridade do sol; por isso foi feita, exclusivamente para ele, uma lâmina de vidro na cor verde que preservava sua visão.

Mas, independente de qual seja a história verdadeira, fato é que os óculos escuros surgiram para proteger os olhos da forte iluminação solar, e com o passar do tempo, a invenção foi se aprimorando e surgiram modelos variados.

+++ VEJA TAMBÉM: Muito além da visão prejudicada! Saiba como o uso dos celulares pode atingir músculos, ossos e articulações 

+++ VEJA TAMBÉM: Peixes, ovos e azeite auxiliam a visão e evitam doenças oculares; Veja mais

Publicidade

Hoje em dia, é possível achar óculos esteticamente perfeitos e que tenham preços justos, já que as peças podem ser encontradas em diversos lugares, de lojas de grife até comércios ambulantes. Mas muitas pessoas escolhem esse acessório tendo em mente as tendências da moda, os modelos mais bonitos e que combinam com seu estilo, mas a questão que realmente precisa ser observada é a qualidade das lentes que cada um oferece.

Isso é importante porque a radiação ultravioleta que vem do Sol pode causar danos no tecido do olho, desde a superfície até a parte mais interna, formada pela retina. “Doenças de córnea e superfície ocular, formação mais precoce de catarata e alguns tipos de degeneração de retina estão associadas a maior exposição a esse tipo de radiação, por exemplo”, pontuou o oftalmologista Tiago Rodrigues Batista para o Portal MdeMulher.

Além disso, o acessório é indispensável nas quatro estações do ano. “A radiação ultravioleta, que é a mais nociva ao olho, e alguns comprimentos de onda que também podem prejudicar a saúde ocular estão sempre presentes. O próprio ambiente também reflete essa radiação (através do chão, dos vidros das janelas, da areia, da água, da neve), direcionando-a aos nossos olhos. Então, é indicado o uso dos óculos durante os horários de maior incidência, mesmo em dias nublados ou frios”, alertou.

Publicidade

A dica ao comprar um óculos de sol é ficar de olho para ter certeza se ele é de qualidade, verifique sempre se possui no produto o certificado da Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abióptica) e, se as lentes são regulares, ou seja, toda a superfície deve ter a mesma espessura.

Tudo isso pois, lentes inferiores e sem poder de proteção podem causar lesões oculares, além de gerarem desconforto e menor qualidade visual. Quando os olhos ficam expostos à luz do dia, as pupilas se dilatam e, se não houver proteção adequada contra os raios solares, os olhos ficam ainda mais vulneráveis.

Então, é essencial verificar a procedência quando for comprar um óculos e conversar com o seu oftalmologista para ouvir suas recomendações, ok?

Publicidade