Publicidade

Tomar café pode diminuir o risco de insuficiência cardíaca, mostra estudo

Essa pesquisa acompanhou pessoas e seus descendentes por setenta e dois anos ao longo de três gerações

Tomar café pode diminuir o risco de insuficiência cardíaca, mostra estudo – Pexels

Você é uma daquelas pessoas que não vive sem café?

Publicidade

Então aqui vai mais um motivo para continuar tomando: um estudo publicado no útimo dia 9 na revista Circulation: Heart Failure sugeriu que beber uma xícara ou mais de café puro por dia pode reduzir o risco de insuficiência cardíaca!

A insuficiência é uma doença crônica, que evolui com o tempo, limita as atividades e pode ser fatal. Ela ocorre quando o músculo cardíaco fica enfraquecido e deixa de bombear sangue suficiente para o corpo. Entre os principais sintomas estão falta de ar, cansaço e inchaço nas pernas.

+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais 

ESTUDO

Publicidade

Os pesquisadores analisaram informações dietéticas autorrelatadas do Framingham Heart Study original, estudo que começou em 1948 e envolveu mais de 5.000 pessoas sem nenhuma doença cardíaca diagnosticada que viviam em Framingham, nos Estados Unidos.

Esse estudo acompanhou essas pessoas e seus descendentes por setenta e dois anos ao longo de três gerações. Agora, por meio de uma plataforma de medicina de precisão da American Heart Association, os dados foram comparados com os dados do estudo de risco de aterosclerose em comunidades e do estudo de saúde cardiovascular.

Cada estudo incluiu pelo menos dez anos de acompanhamento e, coletivamente, os estudos forneceram informações dietéticas sobre mais de vinte e um mil adultos nos Estados Unidos. Para analisar os resultados de beber café com cafeína, os pesquisadores categorizaram o consumo como zero xícaras por dia, uma xícara por dia, duas xícaras por dia e três xícaras por dia.

Publicidade

RESULTADOS

  • Nos três estudos, as pessoas que relataram beber uma ou mais xícaras de café com cafeína tiveram um risco associado de insuficiência cardíaca diminuído em longo prazo;
  • Nos estudos Framingham Heart e Cardiovascular Health, o risco de insuficiência cardíaca ao longo das décadas diminuiu de 5 a 12% por xícara de café por dia, em comparação com a ausência de consumo de café;
  • Entretanto, no estudo de saúde cardiovascular não houve aumento ou diminuição no risco de insuficiência cardíaca associado ao consumo de café sem cafeína. Os pesquisadores avaliaram essa relação e descobriram que o consumo de cafeína de qualquer fonte parecia estar associado à diminuição do risco de insuficiência cardíaca.