Publicidade

Tchau, bruxismo! Saiba 5 formas de aliviar o problema mesmo durante a pandemia do coronavírus

Hábito de apertar ou ranger os dentes durante o dia pode causar dores na cabeça, na face e no pescoço; veja como evitar o problema

Tchau, bruxismo! Saiba 5 formas de aliviar o problema durante o Coronavírus – Freepik

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre de bruxismo, responsável por causar o ranger ou apertar dos dentes durante o sono, podendo ocorrer até mesmo em períodos diurnos.

Publicidade

Vários pesquisadores afirmam que a sua identificação e a reversão são absolutamente necessárias e até indispensáveis para o controle destas dores crônicas, que afetam mais de 30 milhões de brasileiros.

Além de possíveis fraturas dentárias, essa disfunção provoca dores na face, mandíbula e na cabeça. Existe uma forte ligação de fatores psicológicos e emocionais com a condição. Assim, situações de estresse, ansiedade e tensão são algumas das possíveis razões para o surgimento do bruxismo.
 
Com o coronavírus e o isolamento social, esses fatores emocionais se agravaram entre as pessoas, aumentando a probabilidade e a intensidade do bruxismo. Confira as dicas sugeridas para ajudar no tratamento do problema:

1 – Pratique técnicas de relaxamento

Algumas técnicas e exercícios auxiliam no relaxamento dos músculos e maxilares. Meditação, yoga, acupuntura e massagem são práticas que podem ajudar na redução da tensão e do estresse.

Publicidade

2- Pratique a auto observação
Tenha a pratica de se observar e relaxar a região da boca quando apertar os dentes, tensionar os músculos da face, roer as unhas, mascar chiclete ou mordiscar objetos com a boca, ficar arrancando pele do lábio ou mordiscando a bochecha.

3 – Diminua o tempo com as tecnologias

Dormir em ambiente escuro, sem barulho e sem a presença de equipamentos tecnológicos contribui para a melhora do nosso metabolismo e esvazia nossa mente dos problemas externos.

Publicidade

4 – Evite alguns alimentos 

Alguns alimentos podem ser responsáveis por ativar o estado de alerta do sistema nervoso central, causando uma agitação e impedindo o relaxamento. Nesse sentido, bebidas e alimentos como refrigerantes, café e chocolate devem ser evitados.

5 – Esteja “em dia” com o sono
Dormir mal durante a noite aumenta o estresse, a ansiedade e a tensão, podendo aumentar ou intensificar o bruxismo. 

Publicidade