saude   / Terceira idade

Soc. Bras. de Geriatria e Gerontologia mostra opinião positiva quanto a terceira dose da vacina para idosos em SP

Esta semana, o Governo de São Paulo anunciou o dia 6 de setembro como data de início da vacinação da terceira dose para idosos; saiba mais

Viva Saúde Publicado quinta 26 agosto, 2021

Esta semana, o Governo de São Paulo anunciou o dia 6 de setembro como data de início da vacinação da terceira dose para idosos; saiba mais
Soc. Bras. de Geriatria e Gerontologia mostra opinião positiva quanto a terceira dose da vacina para idosos em SP - Foto: Buda Mendes/Getty Images

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira, 25, que a partir do dia 6 de setembro, idosos com 60 anos ou mais poderão receber a terceira dose da vacina contra a covid-19 desde que tenham recebido a segunda dose em um intervalo de seis meses.

Com o passar dos anos, ocorre uma perda da eficiência imune no corpo do idoso e no caso da covid-19, os estudos mostram que uma terceira dose, e possivelmente doses subsequentes, serão necessárias para ativar de forma mais eficaz o sistema imune dessa população.

+++ Ministério da Saúde anuncia que dose de reforço da vacina será aplicada em setembro

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) esclarece os principais pontos das pesquisas referentes aos dados de segurança das vacinas e de acordo com o Ministério da Saúde, a Sociedade apoia a revacinação dos idosos que é baseada no princípio de que o indivíduo de mais idade tem uma resposta imune pior pelo envelhecimento, e uma duração mais curta da proteção. Consequentemente, a vacinação desses indivíduos ou a dose de reforço deve ser oferecida independentemente da vacina que ele tomar.

+++ Luto vs Saúde Mental; como as perdas afetam a cabeça de mulheres idosas? Neuropsicóloga explica

A entidade também explica que as vacinas utilizam o vírus inativado, onde o vírus é cultivado para se multiplicar e, posteriormente, extraído inativo e misturado a uma pequena quantidade de produto químico, tornando-o incapaz de provocar a doença, mas estimulando o sistema imunológico a criar anticorpos contra o Coronavírus.

Especialistas ressaltam também a importância dos idosos tomarem as demais vacinas para elevar a expectativa de vida e proteger de doenças oportunistas no futuro.


Sobre a SBGG

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 02:16:48 (3192).